São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novell quer intranet em redes locais

Prioridade é padrão aberto

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

A Novell -principal produtora de softwares para redes do mundo- anunciou na semana passada que passará a priorizar o uso de intranets (redes internas no formato da Internet) em redes locais.
Isso implica, na prática, abrir mão dos protocolos padrões do "NetWare" -principal produto da empresa para redes locais- para focalizar suas estratégias no TCP/IP, protocolo padrão da Internet e das intranets.
"Acreditamos que a Novell já tem a maior base de intranet", disse à Folha Glenn Ricart, diretor de tecnologia da Novell. "Os usuários só não sabem disso."
Segundo ele, o "NetWare" já incorpora características de intranets há muito tempo -o próprio TCP/IP já é oferecido pelo produto há dois anos.
Para a Novell, o protocolo da Internet oferece segurança e recursos suficientes para o desenvolvimento de redes para negócios.
A empresa espera que seus clientes novos e os já existentes migrem suas redes locais para intranets. Estão sendo lançados novos produtos para facilitar essa migração.
Um dos principais é o "IntranetWare", ambiente que incorpora os recursos, serviços e segurança do "NetWare", servidor para Internet e intranet e pacotes para desenvolvimento de aplicações completas para essas redes.
O lançamento do produto está marcado para este mês nos EUA.
Para Ricart, o sucesso depende de três coisas: um sistema universal (que funcione em qualquer computador) para que os usuários acessem a informação -como o "Navigator" da Netscape-, uma rede universal -a Internet- e serviços universais -produtos que aceitem a novidade.
Segundo o diretor, o desafio da Novell reside no terceiro item. Por isso, a empresa está realizando parcerias com empresas como IBM, Sun e Netscape.
O objetivo é oferecer serviços universais aproveitando tecnologias já existentes, como a poderosa linguagem "Java".

Texto Anterior: Site na rede pode ser gratuito
Próximo Texto: "NT" vem pronto para Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.