São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gente saudável também usa a rede

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA FOLHA, DE NOVA YORK

Computador e forma física sempre foram adversários. Os frequentadores assíduos do primeiro são famosos pela aparência pouco saudável, e os fãs da manutenção física, em geral, preferem passar o tempo operando aparelhos de ginástica.
Escrever no computador não é exatamente um exercício de aeróbica. Ao contrário, as juntas e os músculos das mãos e braços, a coluna e o pescoço são sacrificados sempre que ficamos muito tempo na mesma posição diante do teclado.
Ninguém fica mais forte ou perde peso dedicando-se a esse esporte. Está provado que em uma hora de movimentação entre teclas e mouse queimamos apenas de 20 a 30 calorias.
Mas os surfistas da Internet já podem fazer jus ao apelido. Há dezenas de programas que funcionam como verdadeiras academias com aulas de ginástica, dicas de saúde, assistência de profissionais nessa área.
A America Online, por exemplo, tem diversas áreas dedicadas exclusivamente à saúde e à forma física.
Tem gente que procura esses endereços atrás de parceiros para ginástica, e há os que querem informação de médicos e professores de educação física.
Academia virtual
O navegador da rede que decidir abandonar a junk food, os refrigerantes e a ociosidade, pode vestir o short e começar a malhar num dos programas disponíveis: HealthZone, Health Channel e Columbia.net.
Se o negócio é fazer ginástica, basta clicar um dos clubes esportivos virtuais para receber todo tipo de informação e fazer contato com outros "membros". Há dados que vão desde o peso ideal para começar no halterofilismo até dietas fantásticas para musculação e tabelas de preços de roller blades.
David Grisaffi, um treinador pessoal e ex-praticante de luta livre de Washington, abriu sua própria página na rede.
FitDavid responde a dezenas de e-mails por dia falando sobre dietas para emagrecer ou ficar mais musculoso, nutrição e exercícios.
Para não ficar desatualizado, David frequenta semanalmente um grupo on line que discute questões de saúde como anorexia e bulimia na HealthZone.
O Health Mall da Internet, http://www.Hlthmall, é outro lugar que ele recomenda a atletas e halterofilistas interessados em produtos para "trabalhar" a musculação.
A revista on line "Health" tem artigos sobre forma física e mental. Apresenta informação farta sobre alimentação e problemas de atletas. A revista promove também discussões on line com personalidades e entrevistados que geraram interesse do público.
A "Woman's Day" é a versão feminina da "Health". Tem matérias sobre manutenção do corpo e problemas de saúde femininos, dietas, exercícios e dicas de maquiagem.

Texto Anterior: Câmera digital Sega; Saga para "OS/2"; Nova versão do "OS"; PC's Toshiba
Próximo Texto: Monitores Daewoo; Comando central; Novos monitores LG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.