São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Bundy, conselheiro internacional de Kennedy

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um dos personagens principais da política externa dos EUA no início da década de 60, McGeorge Bundy morreu anteontem em Boston, Costa Leste do país, aos 77 anos, vitima de ataque cardíaco.
Bundy dirigia a Escola de Ciências Humanas da Universidade Harvard em 1961, quando o presidente John Kennedy o nomeou assessor de segurança nacional.
Nessa posição, foi de vital importância para a definição do envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã, que ele defendeu com ardor até 1968. Bundy foi descrito pelo jornalista David Halberstam, em um livro sobre o governo Kennedy, como o mais agudo intelectual da equipe do presidente.
Ele permaneceu na Casa Branca por dois anos após a morte de Kennedy. Em 1965, assumiu a presidência da Fundação Ford e em 1979 passou a ensinar história na Universidade de Nova York.
(CELS)

Texto Anterior: Criminalidade nos EUA cai pelo 2º ano consecutivo
Próximo Texto: Eisenhower pode ter abandonado soldados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.