São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ca-rio-ca

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

FHC é carioca. Ganhou ares de paulista depois e deve ter recebido o voto de José Serra, quando foi candidato a prefeito, dez anos atrás.
Serra é paulistano, da Mooca, bate no peito a origem, pelo menos na propaganda, e questiona quem não é, direta e indiretamente.
Quando o programa tucano sublinha a Mooca, está também sublinhando que Erundina veio da Paraíba, Rossi foi prefeito de Osasco e Pitta nasceu no Rio.
O texto subliminar é tão claro que, uma semana atrás, jogando tudo para subir, o próprio candidato declarou:
- O Pitta não diz como vai fazer... talvez porque ele não conheça bem a cidade. Afinal, morou toda a sua vida no Rio e mudou-se para São Paulo há muito pouco tempo.
Qualquer que seja a justificação, foi a passagem mais baixo da campanha tucana.
Mais baixo ainda chegou a campanha petebista, de Campos Machado. Ontem, sobre cenas de Pitta à vontade, sem terno, um locutor dizia em tom sarcástico:
- Celso Pitta exagerou na brincadeira chamada "Fura-Fila". Um autêntico estelionato eletrônico. Uma leviandade. Talvez por não conhecer bem a cidade e nem a seriedade dos paulistanos o senhor Pitta tenha se deixado levar pela sua condição de ca-rio-ca e abusado da irreverência típica de Ipanema...
A expressão carioca foi lida compassadamente, ca-rio-ca, empostando desprezo.
Machado, na propaganda que não critica o candidato tucano, agora que o petebista não tem mais chances, ofendeu como jamais se viu antes na TV o Rio e os cariocas, tratados de levianos para baixo.
É difícil imaginar que a campanha caia mais que isso.
*
A Manchete prometeu e tirou o prefeito Paulo Maluf do Programa de Domingo. Mas anteontem lá estava ele, no Jornal da Manchete.
A cobertura ecoava a propaganda. "Na cidade circulam todos os dias mais de três milhões de veículos..." é a abertura de toda mensagem malufista, para o trânsito.
No caso, trata-se de certo "sinal de trânsito inteligente", uma das inúmeras inaugurações armadas para estes últimos dias de campanha.

Texto Anterior: Serra afirma que Pitta é igual a Collor e se baseia em "realidade virtual"
Próximo Texto: Petistas vão à Justiça contra a Globo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.