São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereador apóia agressão de correligionários a jornalistas

DA REPORTAGEM LOCAL

O vereador do PPB Zé Índio apoiou ontem a ação de seus correligionários que agrediram repórteres da Folha em frente a um comitê da zona leste.
"Para sorte dos jornalistas eu não estava lá", declarou Índio. "Na hora eles veriam (o que ele seria capaz de fazer), como podem ver a qualquer momento."
Anteontem, enquanto faziam fotos da fachada do comitê do vereador e do candidato a prefeito Celso Pitta (PPB), os jornalistas foram agredidos por cerca de dez pessoas. O objetivo do grupo era recuperar o filme com as fotos do local.
Os agressores retiraram o filme da máquina e quebraram o equipamento, avaliado em R$ 4.000.
O vereador se disse perseguido pelo jornal. "Não sei com que objetivo vocês vão todos os dias até o meu comitê", reclamou. Anteontem foi a primeira vez que a Folha esteve no local. Os jornalistas faziam reportagem sobre o voto na periferia de São Paulo.
Índio não considerou estranho o episódio da agressão. "Se eu precisar me atracar com quem quer que seja, eu me atraco."
Dois funcionários do comitê afirmaram que foram agredidos pelo fotógrafo. Anderson Clayton, que presenciou o incidente, testemunhou a favor dos repórteres.
Segundo ele, o fotógrafo não poderia ter batido em ninguém, já que estava no chão. Clayton declarou ainda que recebeu ameaças dos colaboradores do vereador.
"Falaram para eu ficar quieto porque eu não sabia no que estava me metendo", disse Clayton, ex-simpatizante de Índio. "Eu tinha uma faixa dele na minha casa, mas agora joguei no lixo."
Na atual legislatura, o vereador já ameaçou colegas do PT em pelo menos duas ocasiões. O slogan de sua primeira campanha para a Câmara foi: "Esse é bom de briga".
Pitta
O candidato do PPB à prefeitura, Celso Pitta, afirmou que é contra qualquer ato de violência contra a imprensa. Disse ainda que o comitê de Zé Índio é independente de sua campanha.

Texto Anterior: Pepebista ataca Serra e o desemprego
Próximo Texto: ANJ pede punição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.