São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
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Choque entre trens mata 15 no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Um acidente envolvendo dois trens na manhã de ontem no Estado do Rio deixou pelo menos 15 pessoas mortas e 39 feridas, quatro em estado grave.
Segundo a Rede Ferroviária Federal, esse é o maior acidente em número de mortes já ocorrido com trens da rede em todo o país.
O choque, entre um trem de carga e outro de passageiros da Rede Ferroviária Federal, aconteceu às 8h16, próximo à estação de Japeri, na Baixada Fluminense, a cerca de 60 quilômetros da cidade do Rio.
O presidente da Rede Ferroviária Federal, Isaac Popoutch, disse que o acidente foi causado por uma pane no sistema de freios do trem de carga.
Segundo ele, a pane pode ter sido causada por falha humana, uma vez que a composição havia passado por vistoria antes da viagem.
A rede pretende divulgar em sete dias um laudo final sobre as causas do acidente.
Minas-Rio
O trem de carga, pesando 2.000 toneladas, vinha da estação de Dias Tavares, em Juiz de Fora (Minas Gerais).
Transportava bobinas de fios de aço para exportação da siderúrgica Belgo-Mineira. Tinha 18 vagões e iria para o porto do Rio, na região central da cidade.
O trem de passageiros tinha três vagões, saíra de Barra do Piraí (RJ) e esperava o sinal verde próximo a uma cancela, para terminar a viagem na estação de Japeri.
O maquinista do trem de carga teria percebido que estava sem freios cerca de três quilômetros antes do local do acidente.
Ele estava no pé da serra do Mário Belo, após descer cerca de 16 quilômetros. O maquinista chegou a avisar por rádio que estava com o problema.
Segundo o funcionário público José Geraldo da Silva, 35, que caminhava ao lado da linha férrea em direção à casa da mãe, ao perceber que o trem de passageiros continuava parado na mesma linha, o maquinista começou a apitar o trem, gesticular e gritar.
O gerente de Transportes da Superintendência Regional do Rio da rede, Mário Antonio Sidrim, disse que, momentos antes do choque, o trem de carga deveria estar a uma velocidade de 60 km/h.
Esmagados
Ao ouvir os apitos e ao perceber a aproximação do trem de carga, muitos passageiros pularam pelas janelas do trem de passageiros.
Com o choque, a maior parte dos vagões dos dois trens descarrilou. Um vagão chegou a tombar em cima de passageiros que haviam abandonado o trem.
"Debaixo do vagão, tinha gente gritando por socorro. Mas não deu para socorrer", disse o cabo da Polícia Militar Simões, um dos primeiros a chegar ao local.
Segundo ele, alguns dos corpos dos passageiros ficaram estraçalhados. Uma mulher grávida de oito meses expeliu o feto. Para o cabo, essa foi "a cena mais triste" que já viu na vida.
"Ainda teve um cidadão que pegou o feto no colo, mas não deu. Ele estava com um buraco na cabeça", afirmou o policial militar. O corpo da mulher ficou mutilado.
Cerca de 40 bombeiros, dos quartéis de Paracambi e Nova Iguaçu, foram deslocados para o local do acidente. Junto a vagões havia poças de sangue e pedaços de corpos.
A maior parte dos feridos foi levada primeiramente para a clínica Nossa Senhora da Conceição.
Depois, cerca de 20 foram transferidos para o hospital da Posse, no município de Nova Iguaçu.
Privatização
Toda a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal vai a leilão para privatização amanhã, segundo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

LEIA MAIS sobre o acidente com os trens na página 3-3

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