São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médica do PAS manda garoto beber xampu

DA FT

A médica Olga de Nigres Gonzales, do posto de saúde do PAS (Plano de Atendimento à Saúde) em Camargo Novo, no Itaim Paulista (zona leste), é acusada de receitar a Jaime Faustino, 3, que tomasse, após o jantar, o remédio Deltacid -um xampu contra piolhos.
Segundo Vanderlei D'Angelo, presidente da Cooperpas 9 (que administra o posto), ela será afastada temporariamente.
Faustino não chegou a tomar o xampu, e, por isso, não teve complicações de saúde.
O Deltacid poder ser encontrado no mercado em frascos de 100 ml nas versões neutro, flor do campo e maçã verde.
Além de combater o piolho, também tem ação contra chato, sarna e infestação por carrapato.
"Isso é um inseticida, é veneno. Se a criança tivesse tomado, poderia ter morrido. Tem o mesmo componente usado em inseticidas contra moscas e baratas", disse Dirceu Raposo, vice-presidente do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo).
Faustino foi levado ao posto de saúde porque sentia fraqueza e recebeu a receita como se fosse vitamina.
O xampu para piolho estava em falta no posto. O problema só foi notado quando a mãe do paciente mostrou a receita para uma auxiliar de enfermagem de sua confiança, que não aderiu ao PAS e foi removida pela Secretaria Municipal da Saúde.
D'Angelo afirmou ontem que a médica disse que queria ter receitado uma vitamina chamada Deltavit. Ele confirmou que, na receita, está escrito Deltacid.
"Talvez ela tenha pensado em receitar Deltavit, mas acabou escrevendo Deltacid", disse o presidente do Cooperpas 9.
A reportagem entrou em contato ontem, por telefone, com Olga Gonzales. Ela disse que não está autorizada a dar entrevista.
Segundo D'Angelo, a médica ficará longe de suas atividades enquanto a comissão de ética do PAS estiver investigando o caso.
D'Angelo afirmou que só fizeram concurso público os médicos do PAS que já pertenciam aos quadros da Secretaria da Saúde. "Os outros foram contratados por meio de anúncios em jornais", disse ele.

Texto Anterior: Lei ameaça verba do ensino
Próximo Texto: Jatene faz elogios à saúde municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.