São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
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Montadora mantém plano para o Brasil

Empresa terá prejuízo pela 1ª vez

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DE PARIS

O presidente da Renault, Louis Schweitzer, declarou que os problemas econômicos que a empresa enfrenta não vão alterar os planos da companhia no Brasil.
Pela primeira vez em dez anos a Renault deve fechar o ano com prejuízo. "Não vamos mudar nossos planos. Se você se desvia da estratégia de longo prazo você perde credibilidade", afirmou.
A empresa está construindo uma fábrica no Paraná, que deve começar a funcionar no final de 1998.
Schweitzer disse que a prioridade da Renault atualmente é a internacionalização, principalmente nas áreas em desenvolvimento.
Ele afirmou que a América Latina é sua zona prioritária, especificamente o Brasil. Após, o objetivo da companhia é a Ásia.
A expectativa da empresa é de que a América Latina represente, a partir do ano 2000, o segundo maior mercado da Renault, após a França. A empresa espera ter 10% do mercado latino em 2005.
Mégane
Schweitzer deu a declaração em uma conferência de imprensa durante o lançamento dos novos modelos do Mégane.
Lançado no início do ano, a série foi escolhida pela direção da empresa para ser produzida no Brasil. Ele disse que os modelos da série que serão lançados no Brasil ainda não foram definidos.
O presidente da Renault também não respondeu qual a expectativa do preço dos veículos a serem lançados no Brasil. "Falar de preço agora é prematuro."
O primeiro Mégane produzido no Brasil deve ser vendido em abril de 1999. A série é de modelos de preços intermediários.
"É o segmento que deve se desenvolver mais nos próximos anos. O segmento de carros populares é mais frágil, porque depende de incentivos do governo, que podem ser suspensos, e é mais competitivo", explica Jean-Pierre Couronne, diretor de operações na América Latina.
Segundo Couronne, a fábrica será um modelo de modernização, mas não será muito robotizada.
Ele diz que a partir de 1998 serão criados 3.000 empregos diretos e 10 mil empregos indiretos. Em 1999, a previsão é de produzir 25 mil carros. Em 2002 estarão sendo produzidos 100 mil veículos.

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