São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer mais crédito às pequenas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo pretende criar, em outubro, um novo mecanismo para baratear e aumentar o crédito para as pequenas e médias empresas. A idéia é criar um fundo para a negociação dos recebíveis (créditos a receber) dessas empresas.
O fundo facilitaria o acesso aos financiamentos e reduziria os custos, disse à Folha o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Francisco Marcelo Ferreira.
Segundo ele, as pequenas e médias empresas pagam hoje juros de 60% a 65% ao ano no desconto de duplicatas. Se o novo mercado funcionar como prevê o governo, as taxas cairiam para 25% a 27%.
A proposta deverá ser examinada na reunião de outubro do Conselho Monetário Nacional. Os fundos poderão ser administrados por instituições financeiras públicas ou privadas.
As operações realizadas no mercado de recebíveis estarão isentas do Imposto sobre Operações Financeiras, disse Ferreira. Segundo ele, os fundos serão obrigados a informar o nível de inadimplência dos diversos recebíveis.

Texto Anterior: Antunes, da Caemi, põe fim a uma era
Próximo Texto: Salário será menor em nova fábrica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.