São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Prefeitura reabre Pacaembu em obra

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de anunciar que só haveria jogos no Pacaembu quando não houvesse entulho no estádio, a Prefeitura de São Paulo decidiu reabri-lo ainda em obras.
A reinauguração será domingo, com Corinthians x Botafogo-RJ.
Uma arquibancada atrás do gol oposto ao portão principal do estádio, o tobogã, acumula restos de tijolo, pedregulhos, ferro etc.
Em 20 de agosto de 1995, com a reforma já em curso, são-paulinos e palmeirenses usaram o entulho desse setor como arma na briga que matou 1 pessoa e feriu 111.
Ivo Carotini, secretário municipal de Esportes, afirmou que a prefeitura só tomou a decisão de liberar o estádio em obras porque haverá um reforço de policiamento.
"Temos um esquema com o 2º Batalhão de Choque e colocaremos policiais em número suficiente para impedir que as pessoas cheguem ao tobogã."
Eleições
Partidos de oposição acusaram a prefeitura de antecipar a reabertura do estádio com fins eleitorais.
"Coincidentemente, reabrem às vésperas das eleições municipais", disse o deputado Walter Feldman, coordenador da campanha de José Serra (PSDB) à prefeitura.
Atrás do gol do portão principal, o Pacaembu ostenta o trevo de corações utilizado na campanha do candidato Celso Pitta (PPB), que tem o apoio do prefeito Paulo Maluf para a sucessão em São Paulo.
O desenho do trevo foi feito na grama do estádio.
"É uma agressão a um patrimônio dos paulistanos", protestou Walter Feldman. "O trevo é o símbolo de uma gestão e, ainda pior, de uma campanha. Não é um símbolo de São Paulo."
"É um ato eleitoral", concordou Otávio Pinto e Silva, advogado do PT. "O uso do trevo está sendo questionado na Justiça comum."
Anteontem, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo autorizou a campanha de Pitta a usar o trevo como símbolo.
O secretário Ivo Carotini rebateu as acusações de PT e PSDB. "Fizemos tudo com a maior pureza", declarou. "O Pacaembu estava parado desde junho, e era o momento de fazermos a reabertura."


Próximo Texto: A reforma no Pacaembu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.