São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alvo errado; Enfoque malicioso; Deturpação da imagem; Esquerda; Crítica de cinema; Interpretação de pesquisa; Desperdício

Alvo errado
"O noticiário publicado pela Folha em 18/9 sobre as declarações do prefeito Paulo Maluf está incorreto.
A distorção consiste em que em nenhum momento o prefeito Paulo Maluf se referiu ao embaixador Sergio Amaral, porta-voz da Presidência, e sim ao ministro Sérgio Motta."
Adilson Laranjeira, assessor-chefe de imprensa da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Leia seção Erramos abaixo.

Enfoque malicioso
"'El País Semanal' é o suplemento de domingo que vem dentro do famoso jornal 'El País' (Espanha), com tiragem superior a 1,4 milhão de exemplares.
Domingo passado, deparei-me com uma reportagem horrível sobre São Paulo, assinada por Nélida Piñon e Sebastião Salgado. Fiquei pessoalmente muito irritado e ofendido pela maneira como trataram nossa cidade.
Na verdade, não existe nenhuma mentira no que é mostrado e no que está escrito, acontece que o enfoque, até certo ponto malicioso, pode ser adotado para cidades exemplares como Munique, Barcelona, Milão ou qualquer outra cidade do mundo onde existam criaturas humanas.
Sei quanto sofremos hoje em dia com os problemas de segurança pessoal, medo de andar na rua e o terror que vive a cidade. Mas isso não é culpa da cidade e sim das instituições, a cidade é vibrante, esplendorosa, eficiente, trabalhadora, rica, divertida e será sempre assim.
Assim, é preciso ter um pouco mais de respeito por esta metrópole, que é hoje uma das mais importantes do mundo, e por aqueles que amam São Paulo."
Francesc Petit, publicitário (São Paulo, SP)

Deturpação da imagem
"Sobre o programa 'Globo Repórter' levado ao ar no dia 30 de agosto, que abordou a qualidade de vários alimentos consumidos pela população: ignorar que existem no Brasil alimentos de alto padrão, até exportados para o Primeiro Mundo, é usar o sensacionalismo para ganhar mais pontos no Ibope. O caso do leite é bem exemplar.
O programa deu a entender que todo o leite e queijo industrializados no país não prestam, quando na verdade tal fato se verificou em algumas marcas de presença restrita ao Estado do Rio de Janeiro.
O Brasil tem perto de 2.000 marcas de leite e queijo, que acabaram pagando por um erro que não cometeram.
Deturpar a imagem de um alimento tão indispensável piora ainda mais a tragédia que é a saúde do nosso povo."
Jorge Rubez, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite B (São Paulo, SP)

Esquerda
"A reportagem a respeito da desarticulação da esquerda brasileira (16/9) me faz pensar na contradição aí implícita, já que o país apresenta graves problemas sociais e econômicos não enfrentados pelo neoliberalismo.
Estão colocadas as condições objetivas para o projeto da esquerda brasileira enquanto persistirem as desigualdades sociais, a indecente distribuição de renda, a estrutura agrária concentrada, a educação e saúde nas mãos de negociantes.
Quem viver, verá."
Luiz Greco, da Cives -Associação Brasileira dos Empresários pela Cidadania (São Paulo, SP)

Crítica de cinema
"Com relação ao texto 'O judeu luta contra os enganos do mundo' (13/9), assinado por Marcelo Rezende, sobre o meu filme 'O Judeu', não contesto seu direito ao enfoque de superioridade condescendente, já que assim julga melhor esclarecer o leitor sobre o filme.
Sua conclusão é porém completamente incompreensível, pois não dá para perceber o que significa afirmar que 'o filme certamente não contribuirá em nada para as polêmicas sobre o atual momento do cinema brasileiro, e nem é essa a sua intenção', para, em seguida, concluir que, como 'O Judeu' somente pretende ser visto e, assim, sobreviver, isso o caracterizaria como 'única metáfora possível sobre a cinematografia nacional'.
Na medida em que se trata da primeira co-produção cinematográfica, realizada ao amparo do acordo internacional que mantemos com Portugal, com diálogos trabalhados de forma a serem compreensíveis a todas as platéias de língua portuguesa e com filmagens e acabamento técnico realizados no exterior, é evidente que o filme tem toda a intenção de contribuir para a discussão atual do cinema brasileiro.
Será possível ficar alheio à evidência de que o filme se propõe, a quatro mãos com os portugueses, a abordar uma temática histórica igualmente traumática para brasileiros e portugueses?
Será possível ficar alheio à atuação de um Mario Viegas, um dos maiores atores portugueses de todos os tempos?
O atual momento do cinema brasileiro também exige críticos mais atentos e mais bem formados!"
Jom Tob Azulay, cineasta (Rio de Janeiro, RJ)

Interpretação de pesquisa
"Sobre a manchete de 22/8 'Rossi cai e Pitta amplia vantagem': Pitta cresce um ponto sobre a Erundina e amplia vantagem?
O percentual do Pitta diminuiu em relação à soma dos pontos dos outros candidatos, e ele ampliou a vantagem.
Erundina e Serra não cresceram, é claro, pois ficaram dentro da margem de erro da pesquisa (aqui o brilhante matemático que preparou o título da primeira página finalmente se lembrou das regras da pesquisa). Por acaso o Duda Mendonça foi contratado pela Folha?
São fatos como esse que me fazem pensar em deixar de assinar este jornal, que se diz independente.
Em tempo: não pertenço ao PT."
Antonio Fernando Amarante (São Paulo, SP)

Nota da Redação - A manchete da Folha faz referência a um movimento de tendência. A ampliação da vantagem de Pitta, nesse caso, pode ser verificada tanto em relação à segunda colocada quanto na comparação com a soma de todos os outros candidatos exceto Pitta. O movimento de ampliação da vantagem de Pitta pode ser observado também no gráfico que acompanhou o texto e a manchete.

Desperdício
"Não sabia que a Folha estava disputando eleição. Para que estragar uma página inteira do jornal de sábado para criticar o 'Fura-Fila' do Pitta?
Isso é coisa para político. Que eu saiba, a imprensa só noticia os fatos."
George Yacows (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Porto Alegre e a Agenda 21
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.