São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade 'rouba' cena eleitoral de Porto Alegre

CARLOS ALBERTO DE SOUZA

CARLOS ALBERTO DE SOUZA; LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

E LÉO GERCHMANN
A disputa pela Prefeitura de Caxias do Sul (RS) entre o ex-líder do governo FHC no Congresso, Germano Rigotto (PMDB), e o deputado estadual Pepe Vargas (PT), transformou-se na eleição mais importante do Estado pelo que poderá significar em relação à sucessão do governador peemedebista Antônio Britto, em 1998.
Conforme as pesquisas, a tendência inicial do eleitorado em eleger o candidato do PMDB, fato que levou Rigotto a abrir mão da função de líder do governo, sofreu uma reviravolta, com Vargas assumindo a liderança.
Caxias do Sul (131 km ao norte de Porto Alegre) possui o segundo maior eleitorado do Estado, com 207.383 eleitores.
O município abriga 15 mil estabelecimentos industriais e é o principal pólo metal-mecânico gaúcho, detendo o maior PIB (Produto Interno Bruto) do interior, de cerca de US$ 3 bilhões (mais de 6% do PIB estadual).
A eleição cresceu de importância porque, além de ser equilibrada, em Porto Alegre a disputa pela prefeitura está praticamente definida, com a provável vitória de Raul Pont (PT) no primeiro turno.
Se Vargas for eleito em Caxias do Sul, o PT conquista um reduto que irradia influência na região serrana, fortalecendo o partido para a disputa do Executivo estadual daqui a dois anos.

Texto Anterior: Candidato no PI é preso por pornografia
Próximo Texto: Exército acompanhará eleição em Teresina; TRE de Alagoas decide pedir tropas federais; FHC será o grande derrotado, diz Brizola; Deputados suspendem sessões em Sergipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.