São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF participa de desarmamento

SILVANA DE FREITAS
DA ENVIADA ESPECIAL A OURO PRETO

O ministro da Justiça, Nelson Jobim, disse ontem que a Polícia Federal vai promover uma operação nacional de desarmamento no campo. Segundo ele, o governo não vai tolerar o uso de armas por fazendeiros e sem-terra.
A declaração de Jobim entra em conflito com a informação dada na quarta-feira pelo ministro Raul Jungmann (Política Fundiária).
Ele havia dito que o governo federal não participaria de "nenhuma" operação de desarmamento no Pontal do Paranapanema.
Segundo Jobim, a operação da PF fará parte de um programa global de combate à violência, que o governo vai executar após aprovação da lei que define como crime o uso ilegal de armas.
Nelson Jobim afirmou que o governo vai realizar as ações policiais em pontos considerados críticos, como o conflito entre fazendeiros e trabalhadores sem terra. Outro alvo é o contrabando de armas.
Segundo Jobim, a decisão foi tomada em reunião com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Pará
Fazendeiros do sul do Pará pretendem reunir hoje cerca de 1.500 produtores rurais em protesto contra as invasões de terras na região. Eles farão pela manhã uma carreata e uma cavalgada entre Curionópolis e Parauapebas.

A repórter viajou a convite da organização do 5º Encontro de Cortes Supremas do Cone Sul
Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Incra de SP se rebela contra nomeação
Próximo Texto: Tentativa de trégua fracassa no Pontal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.