São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogadora atua em Recife Ida faz hoje a estréia em esporte 'nu'

DA REPORTAGEM LOCAL

A jogadora Ida, 31, faz hoje sua estréia no vôlei de praia, na primeira vez que se apresenta em público após ter saído nua na última edição da revista "Playboy".
Ida disse que sente muito bem nesta etapa de sua carreira e que, antes de seguir para Recife, treinou durante 15 dias nas areias do Guarujá (SP) sob a orientação do técnico Paulo Montonvanelli, tricampeão paulista de vôlei de praia.
Ida acredita que o entrosamento será a principal arma da dupla neste primeiro desafio nas areias, onde enfrentará algumas das principais parcerias do mundo.
"Estamos nesta etapa sabendo que viemos aprender. Não temos expectativas de grandes resultados. Um quinto lugar já seria satisfatório. Acho que teremos facilidade de nos adaptar ao jogo de areia, mas, antes, eu e a Kika vamos ter que tirar nossos vícios de quadra", falou, sobre a parceira, ex-companheira de quadra no clube BCN.
Ontem, as duas treinaram na praia de Boa Viagem contra uma dupla local masculina, Ninho e a Alan. "Foi um ótimo treino"
Veterana
Ida, Ana Margarida Alvarez, 31, 1,78 m e 64 kg, disputou mais de 300 jogos em 16 anos com a camisa da seleção brasileira de vôlei.
Disputou três Mundiais e três Olimpíadas.
Tem uma filha, Agatha, de 8 anos.
Ela decidiu trocar a quadra pela areia logo após a Olimpíada de Atlanta -onde o time brasileiro conquistou a medalha de bronze com apenas uma derrota na competição, para Cuba.
Uma das mais antigas integrantes da equipe, Ida chegou a entrar em atrito com o técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, durante etapa do Grand Prix disputa no Brasil, em 1995.
Na época, começou a perder a posição de titular na equipe para a meio-de-rede Ana Flávia.
Ida é a primeira jogadora da atual seleção de vôlei a aparecer nua em uma revista masculina.
A levantadora Fernanda Venturini chegou a receber o convite da "Playboy", em 1988, mas recusou.
A meio-de-rede levou dois aspectos em consideração para aceitar a proposta da revista este ano: o cachê, não revelado, e o fato de ter deixado o vôlei de quadra.
Ida diz que o trabalho foi "uma coisa artística" e que o vôlei é um esporte "supersensual", que se assemelha com o balé.
Tradição
Nos últimos anos, as esportistas têm competido com modelos e atrizes nas páginas de revistas masculinas.
Desde 88, quando a jogadora de basquete Hortência e a arremessadora de dardo Sueli Pereira dos Santos posaram nuas, o novo mercado se abriu.
Fizeram sensuais ensaios fotográficos, entre outras, Marta (basquete), Bel (futebol), Dora Bria (windsurfe) e Ana Alice (natação).
Estréia
Ida faz sua estréia no novo esporte no mesmo campeonato que marca o regresso às areias brasileiras das duplas de ouro e prata na Olimpíada de Atlanta.
Jacqueline/Sandra e Adriana/Mônica jogam hoje na rodada de abertura da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil, em Recife.

Texto Anterior: CBB tenta seduzir Oscar para a seleção
Próximo Texto: Areia atrai os 'velhinhos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.