São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Austríacos fazem ironia com 'favoritismo' do Brasil

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O sorteio dos jogos que Brasil e Áustria fazem pela Copa Davis, de hoje a domingo, em São Paulo, detonou uma "guerra de nervos" entre os dois países.
A batalha havia sido iniciada com a escolha, pelo Brasil, do piso sintético, muito rápido, para atrapalhar o principal tenista rival.
Thomas Muster, nº 3 do mundo, prefere jogar em quadras de saibro, mais lentas.
Ontem pela manhã, a equipe austríaca "ironizou" o favoritismo brasileiro na competição.
O Brasil luta para voltar ao Grupo Mundial, o que acontece se vencer os austríacos. A grande esperança brasileira é Gustavo Kuerten, 96º do mundo, o melhor do país no ranking mundial.
Após o sorteio, o capitão do time austríaco, Ronald Leitgeb, não disfarçou o tom de ironia.
Segundo ele, por ter jogadores mais jovens, o Brasil, sem dúvida, era o favorito para vencer e passar a integrar o Grupo Mundial.
Essa, porém, não foi a impressão deixada pelo capitão, que, antes de responder em inglês, arrancou gargalhadas dos jornalistas e tenistas austríacos ao falar em seu idioma de origem.
"Ele pode dizer o que quiser. São uns palhaços", disse o capitão brasileiro Paulo Cleto, que deixou a sala da coletiva muito irritado.
Para Cleto, o comportamento dos austríacos denigre a imagem do país deles.
"Se é isso o que eles têm para mostrar o problema é deles. Isso nos dá mais vontade ainda de ganhar", afirmou o brasileiro.
No sorteio realizado ontem, ficou definida a ordem das partidas (veja arte ao lado).
Cleto justificou a escolha de Gustavo Kuerten como o nº 1 do Brasil porque ele tem tido bons resultados no exterior e, segundo o capitão, vai ser o mais importante do Brasil nos próximos anos.

NA TV - Globosat/Sportv, ao vivo, a partir das 10h30

Texto Anterior: Nem no ano 2000
Próximo Texto: Saiba o que é a Copa Davis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.