São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinhe como os "capos" da Máfia

Sai no Brasil livro de cozinheiro de Al Capone

EITAN ROSENTHAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Está sendo lançado nesta semana, em São Paulo, o livro de receitas "A Cozinha da Máfia" (ed. Ática, R$ 29,90), escrito por Joe Cipolla, que foi cozinheiro de alguns grandes mitos dos tempos áureos da Máfia, como Lucky Luciano e Al Capone.
Promovendo o lançamento, o Caesar Park montou cardápio especial com uma seleção entre as 157 receitas do livro.
Segundo consta, Joe Cipolla chegou da Itália a Nova York em 1919 para trabalhar em restaurantes. A idéia que o livrou do anonimato foi permear cadernos de receitas com relatos e anedotas sobre seus comensais.
Esse material, que mostra a Máfia de um ponto de vista glamouroso e romântico, resvalando para o humor negro, dá o contraponto à monotonia que às vezes domina livros de receitas.
A culinária resultante das receitas "mafiosas" é rústica e um pouco antiquada, o que reforça o seu caráter histórico, autenticamente italiano do sul. Alho, cebola, anchova, berinjela, pimentão, tomate e muito azeite de oliva dão o tom dessa cozinha.
A simplicidade técnica de elaboração dos pratos é compensada pelo ampla gama de ingredientes principais como lebres, aves (pombos, tordos, narcejas), miúdos de porco e cordeiro. Aparecem também elementos de surpreendente sofisticação, como escargots, javalis e enguias em recheio de lasanha.
Faz falta uma prova indiscutível da existência real do autor e seus cadernos de receitas.
O festival "A Cozinha da Máfia" prossegue até o dia 5 de outubro, no jantar. O preço fixo de R$ 24 por pessoa inclui entrada, prato principal e sobremesa.

E-mail: eitan@trattoria.com

Texto Anterior: Designers japoneses projetam macarrão
Próximo Texto: Casa serve comida francesa boa e barata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.