São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Exposição transpõe imagens televisivas

"Photo TV" reúne 300 trabalhos

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A fotógrafa e artista plástica Gilda Mattar, 50, inaugura hoje a mostra "Photo TV", com fotos obtidas da televisão, que receberam tratamentos pictóricos.
"Para fixar o movimento contínuo das imagens da TV, resolvi mexer nos formatos dos registros, criando, dessa forma, a impressão desse movimento", diz.
A exposição traz 300 fotos reunidas em 14 painéis, cada um focalizando um tema diferente, sempre ligado às imagens mais populares da telinha.
Alguns são destaques para personalidades, como o painel "Grandes Nomes", com artistas de cinema, captados durante filmes em que trabalharam.
Entre eles, Charles Chaplin, Romy Schneider, Anthony Quinn, Esther Williams e Ingrid Bergman.
Em outro quadro, Mattar destaca artistas brasileiros, como Marília Gabriela e Marisa Monte. "Esses painéis trazem um fio narrativo bastante curioso".
Algumas fotos brincam com a nitidez das imagens, misturando tons verdes e azuis, que remetem mais ao trabalho pictórico do que ao convencionalismo da emulsão química do filme.
Em outra sequência, Gilda criou correspondências para ultrapassar as mensagens das fotos.
É o caso do painel dividido entre o pintor Picasso e o estilista Carl Lagerfeld.
O trabalho da artista é essencialmente visual e a desestruturação inicial das imagens resultou na sua reorganização em painéis, sem perder as características de peças de um quebra-cabeças.

Exposição: Photo TV - Gilda Mattar
Onde: Galeria Millan (r. Francisco Leitão, 134, tel. 852-5722)
Quando: hoje, às 21h; de seg a sex, das 10h às 12h e das 14h às 19h; sáb, das 11h às 14h. Até 3 de outubro
Entrada: franca

Texto Anterior: Edson Cordeiro mostra 'Terceiro Sentido'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.