São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo rechaçará violência, diz Jobim

ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Justiça, Nelson Jobim, disse anteontem que qualquer tentativa dos fazendeiros, ou de outros setores da sociedade, de exercerem seus direitos com recursos violentos "será rechaçada de forma absolutamente radical pela União e pelos Estados".
Jobim se referia à recriação da UDR (União Democrática Ruralista) e ao anúncio dos proprietários rurais, que se dizem dispostos a defender à bala suas terras de invasões de sem-terra.
O ministro disse que todos os movimentos, inclusive o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), têm de ser conduzidos "dentro do Estado democrático de direito".
Sobre a demissão do superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Miguel Abeche, afastado do cargo por ter reaberto diálogo com o movimento dos sem-terra, Jobim disse que o governo "não negocia sob coação".
Sem negociação
"Num Estado democrático, admitem-se mecanismos de pressão, mas invadir prédio público não é pressão, é coação", disse o ministro da Justiça.
A decisão oficial do governo federal continua sendo a de não dialogar com o MST enquanto o houver invasão de sedes do instituto pelo movimento.
Para o ministro Jobim, o processo de reforma agrária está sendo "politizado".
"Queremos apelar a essas pessoas (MST e fazendeiros) no sentido de que estamos caminhando efetivamente para um processo de reforma agrária", disse.
Desaparecidos
Jobim disse que as reclamações contra indenização a parentes de mortos e desaparecidos políticos durante o regime militar são "localizadas em alguns setores reformados das Forças Armadas".
Em 11 de setembro, a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos decidiu indenizar as famílias dos guerrilheiros Carlos Lamarca e Carlos Marighella.
"Isso faz parte do jogo democrático. Eles não gostaram, mas o fato é que a decisão foi tomada dentro das regras do Estado de Direito, e o assunto está en

Texto Anterior: Grevista do Incra se nega a negociar com novo diretor
Próximo Texto: FHC diz que país receberá em 97 US$ 21 bi de investidor externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.