São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileira mistura agulhas e remédio para eliminar dores

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Só uma combinação entre acupuntura, moxabustão e um medicamento antiviral eliminou as dores da estudante Eliana Casagrande Ricca, 23.
Eliana sofre há seis anos de uma doença conhecida como fibromialgia -uma doença de origem desconhecida que causa muita dor em todo o corpo.
"Nas épocas de frio, eu nem podia sair de casa. Sentia dores insuportáveis que iam do fio do cabelo ao dedão do pé", afirma.
Eliana passou por uma série de clínicos, ortopedistas e neurologistas e não conseguiu reduzir a intensidade das suas dores.
Por recomendação de uma amiga, Eliana procurou ajuda da medicina oriental.
"O médico explicou que uma das hipóteses para as minhas dores era uma infecção viral. Ele acreditava que a acupuntura poderia facilitar a ação dos medicamentos alopáticos."
Eliana passou a se submeter a sessões semanais de acupuntura no Ceac (Centro de Estudos de Acupuntura Científica).
Depois de seis ou sete meses de tratamento, a paciente sentiu a diferença.
"Nesse inverno, que foi bastante rigoroso, consegui andar na rua sem sentir praticamente nenhuma dor. Melhorei também das cólicas menstruais e me sinto muito mais tranquila."
O ambulatório do Ceac funciona apenas nos finais de semana. As consultas são gratuitas e os profissionais responsáveis pelo atendimento são médicos que estão fazendo sua formação em acupuntura.
(JB)

Onde encontrar- Ceac: tel. (011) 864-8548.

Texto Anterior: Saiba como casar a medicina oriental com a ocidental
Próximo Texto: China adota técnicas ocidentais para tratar doenças mais graves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.