São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
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Anhembi gasta R$ 3 mi para promover SP

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo vai investir tanto quanto o Brasil em uma campanha de promoção de sua imagem no país e no exterior.
A Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, empresa controlada pelo município, está acertando detalhes de um contrato de R$ 3 milhões com a agência Salles/DMB & B, vencedora da concorrência pública.
Outra licitação recente no mesmo valor, feita para a campanha de promoção da imagem do país concebida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foi dividida entre as agências de publicidade McCann/Erickson (mercado externo, R$ 2 milhões) e Pejota (mercado interno, R$ 1 milhão).
Tanto o contrato do Anhembi quanto o da Embratur têm validade inicial de um ano, segundo as duas entidades.
As quantias gastas, nos dois casos, são consideradas baixas pelos profissionais. "Nossa idéia é uma verba muito superior. A Argentina gasta US$ 45 milhões", disse Valter Lessio, diretor de turismo do Anhembi.
3 milhões de visitantes
Segundo a empresa, São Paulo recebeu 444 mil visitantes estrangeiros e 2,5 milhões de visitantes brasileiros em 1994.
O Brasil inteiro recebe cerca de 2 milhões de visitantes estrangeiros por ano, total considerado muito baixo pelos profissionais do setor de turismo.
"Lá fora, o pessoal desconhece que o Brasil tem uma cidade como São Paulo. Mesmo do Rio, o que mostram lá fora? Praia, Pão de Açúcar e Carnaval. O Brasil não é só isso. Também é uma cidade como São Paulo", afirmou Valter Lessio.
Os detalhes da campanha e o início da veiculação dos anúncios ainda não foram definidos.
Jayme de Paula Jr., diretor da Salles/DMB & B, declarou que ainda "é muito cedo" para comentá-la.
Segundo Lessio, ela deve começar "em nível de mídia eletrônica" (televisão).
Estréia nacional
Inicialmente, a campanha de promoção de São Paulo deve visar ao público nacional, estendendo-se em seguida aos vizinhos sul-americanos -responsáveis pela maior parte dos turistas que vêm ao Brasil- e, mais tarde, para os EUA e a Europa.
Para os estrangeiros, a campanha promoverá São Paulo como uma cidade com excelente infra-estrutura para eventos, feiras e convenções internacionais.
"Talvez se possa afirmar que, hoje, São Paulo é a cidade mais turística do Brasil", afirma Aristides de La Plata Cury, diretor-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, fundação que promove o turismo de eventos (feiras e convenções).

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