São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para a CIA, país é o maior fornecedor da droga

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Colômbia se tornou o maior fornecedor de heroína para os EUA, segundo relatório do governo americano divulgado no começo do mês. O país já é o maior produtor mundial de cocaína.
Segundo o DEA, órgão responsável pelo combate às drogas nos EUA, a Colômbia fornece atualmente 80% da cocaína mundial.
Os EUA atribuem ao governo colombiano parte dessa situação. Neste ano, o país foi "descertificado", isto é, perdeu a aprovação dos EUA sobre sua política de combate ao narcotráfico -e a ajuda que esse certificado implicava.
Além disso, o visto de entrada do presidente nos EUA foi cassado, e o embaixador dos EUA em Bogotá, Myles Frechette, costuma fazer críticas ao governo.
A viagem de Samper aos EUA será mantida, segundo seus assessores. Ele vai a Nova York com um visto diplomático emitido pela ONU. O Departamento de Estado dos EUA disse que não vai impor restrições à circulação de Samper durante os quatro dias de visita.
O comandante da Força Aérea, Hernando Gil, disse acreditar que o incidente não vai trazer mais prejuízos à imagem da Colômbia.

Texto Anterior: Colômbia acha heroína no avião de Samper
Próximo Texto: Politicamente correto atinge até as bíblias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.