São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
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Pombo muda e aposta no público jovem

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Tradicional fabricante de agendas e brindes, a Pombo decidiu reformular seus produtos e entrar em outros nichos. O objetivo é ganhar mercado e enfrentar a concorrência internacional.
A mudança mais sensível é o lançamento de modelos de agenda destinados às meninas e ao público adolescente e vendidos nos principais pontos de venda do varejo.
Fabricando agendas desde 37, a empresa só atendia o mercado institucional, caracterizado por modelos com logotipos de empresas.
"A idéia é ter uma família de produtos e não ficar apenas nas agendas", diz Charles Rothschild, presidente da Ernesto Rothschild, que tem a marca Pombo. Os próximos lançamentos virão em 97.
As novas agendas trazem espaços para controle de mesadas, fases da lua etc. No modelo para meninas, há até papel de carta para ser destacado e usado. Devem custar cerca de R$ 15.
A reformulação também atingiu os modelos institucionais, que ganharam diversos inscritos em vermelho e perderam informações impressas como o espaço para a cotação do dólar.
Ganho de mercado
As novas agendas são também o primeiro resultado do processo de reestruturação da empresa, iniciado em janeiro de 1996 e coordenada pela CNO Consultoria.
A Pombo reduziu de 277 para 197 o número de funcionários, criou uma gerência para produtos de varejo, mudou diretores, entre outras medidas administrativas.
A empresa, que tradicionalmente só anunciava em jornal, criou ainda peças para rádio e revistas.
Com as mudanças, Rothschild afirma que terá um crescimento de 23% no volume de vendas deste ano na comparação com 1995. "As encomendas para o final do ano já apontam para esse crescimento."
O aumento, no entanto, não será refletido no faturamento. "Os preços caíram cerca de 20%, principalmente devido à abertura de mercado e à concorrência", diz.

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