São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inspiração para "Drácula" veio de Bali

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi na mitologia hindu, mas em Bali, uma ilha na Indonésia, e não na Índia, que Antunes Filho encontrou o elemento novo da montagem de "Drácula e Outros Vampiros".
O espetáculo, um desenvolvimento de "Transilvânia", que ele apresentou em São Paulo no ano passado, usa como recurso de interpretação o Kecak (pronuncia-se queják).
"É uma gestualidade ritualística que eles fazem", diz o diretor, descrevendo o Kecak com giros da mão e gritos ritmados.
A descrição é de uma dança em transe realizada por dezenas de homens, com fundo para a apresentação teatral de uma passagem do Mahabharata.
"O que me interessa é que o Kecak dá uma vibração vocal e visual muito forte, que cria uma vibração intensa no palco", diz o diretor.
No original, é feita pelos "macacos que ajudaram Ramayana a vencer o mal", mas em "Drácula e Outros Vampiros" a função é oposta.
"Aqui é uma espécie de saudação e de louvor ao perigo de direita, ao vampiro", diz ele, sobre o espetáculo que descreve como sendo um estudo do mal.
"Nos últimos espetáculos, nos últimos anos, eu tenho estudado muito o problema do mal, do poder e da imortalidade. Em 'Macbeth', 'Nova Velha Estória', 'Gilgamesh'. Eu estou agora no cimo da tragédia, que é a morte. O Drácula, ele quer ser imortal, mas a que preço?"
Apesar do tema e da inspiração hindu, o próprio diretor trata de rir e sublinhar que "Drácula" é sobretudo tirado das histórias em quadrinhos.
(NS)

Peça: Drácula e Outros Vampiros
Direção: Antunes Filho
Cenografia: J.C. Serroni
Quando: Quarta a sábado, às 21h; domingo, às 19h. Estréia sexta (27), às 21h
Onde: Teatro Sesc Anchieta (r. dr. Vila Nova, 245, tel. 256-2281)
Quanto: quarta a sexta e domingo, R$ 16,00; sábado, R$ 20,00

Texto Anterior: Antunes amaldiçoa a Índia
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.