São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Socialistas gregos vencem as eleições

Apatia marca o pleito

ANDREW GUMBEL
DO "THE INDEPENDENT", EM ATENAS

O Movimento Socialista Pan-Helênico (Pasok, no poder) venceu as eleições gerais da Grécia, realizadas ontem. Às 20h de ontem, o Pasok tinha 41,9% dos votos, contra 38,5% para o conservador Nova Democracia.
Já foram apurados 41% dos votos. Miltiades Evert reconheceu a derrota, e os partidários do Pasok fizeram festa nas ruas de Atenas.
"Assumo a responsabilidade pessoal pelo resultado da eleição. Renúncia à presidência do partido", disse Evert.
Os resultados são enorme alívio para o premiê Costas Simitis, que apostou numa eleição antecipada para emergir das sombras do líder socialista Andreas Papandreou, morto em junho passado. Hoje, Simitis deve iniciar as negociações para formar seu novo gabinete.
"As pessoas mostraram que querem um novo rumo para a Grécia e para a sociedade. Essa grande vitória pertence a todos os cidadãos que vislumbram um futuro melhor", disse Simitis após os primeiros resultados.
Em agosto, quando convocou eleições mais de um ano antes do prazo, Simitis estava confiante em uma vitória fácil, calculando que um mandato popular lhe daria a autoridade necessária para seguir adiante com impopulares medidas de austeridade e para firmar sua liderança do Pasok.
Mas o jeito professoral de Simitis não conseguiu entusiasmar os eleitores. O Pasok perdeu terreno para seu rival conservador, a Nova Democracia, e para diversos pequenos grupos à esquerda.
A campanha das últimas semanas foi marcada pela falta de brilho. Pesquisas indicavam 20% dos eleitores indecisos, e 20% inclinados a votar em grupos menores.
Em um esforço de copiar o ritual de atirar insultos para todos os lados, Simitis até chegou a se referir a Evert como "o cara gordo". Evert conduziu uma campanha populista, mas não conseguiu desviar o foco da preparação para os padrões econômicos da União Européia e a relação com os vizinhos.

Texto Anterior: Bispo escocês quer se casar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.