São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de artes tira Edimburgo do sério

ALN
DO ENVIADO ESPECIAL À EUROPA

Um turista que acabasse de ver "Trainspotting", o celebrado filme escocês sobre viciados em heroína em Edimburgo, e desembarcasse em fins de agosto na cidade levaria um susto. Acharia que saiu da realidade e entrou em um filme.
Porque a capital da Escócia, nos estertores do verão, vivia o apogeu de seu famoso festival de artes.
Jovens e crianças deixavam-se pintar por artistas-ambulantes. Outros metiam na cabeça chapéus coloridos de feltro e entravam nos pubs repletos para uma cerveja.
Neste ano, o festival -na verdade são dois- aconteceu entre 11 e 31 de agosto. O principal reuniu centenas de conceituadas companhias. O Fringe, festival alternativo e vibrante, envolveu quase 600 grupos de teatro, dança e música.
Cadernos inteiros de jornais (diários) eram dedicados ao evento e destacavam também as exposições de novos artistas.
O festival de Edimburgo é sensacional festa multiétnica, multinacional e multiartística que merece ser descoberta por brasileiros.
As reservas de hotel, naturalmente, devem ser feitas com muita antecedência. Edimburgo lota.
Galerias de arte
As horas vagas do festival podem ser preenchidas com visitas aos ótimos museus de arte da cidade.
A National Gallery expõe obras respeitáveis de Tintoretto, Ticiano, Velazquez, Rembrandt e de pintores britânicos, como Reynolds, Ramsay e Gainsborough.
A National Gallery of Modern Art corre atrás e mostra obras de Picasso, Magritte, Lichtenstein e Henry Moore.
Cumprida a agenda dos espetáculos, vistos os museus, conhecidos os passeios principais, é hora de o visitante fazer o que há de melhor em Edimburgo: flanar. As ruas convidam a longos passeios, e os charmosos cafés e pubs oferecem deliciosas paqueras.

Texto Anterior: Pedras de Callanish levam à pré-história
Próximo Texto: Fortaleza 'defende' a história da Escócia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.