São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE negocia campanha com redes de TV para explicar o voto eletrônico

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A nove dias das eleições municipais, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está negociando com as emissoras de televisão a divulgação da urna eletrônica em programas de grande audiência.
O objetivo é tentar reduzir o risco de o eleitor errar a digitação do número do candidato e, dessa forma, votar nulo ou em branco.
As negociações incluem os programas "Domingão do Faustão" e "Chico Total", da Rede Globo, "Domingo Legal", "Hebe Camargo", "Programa Legal", "A Praça é Nossa" e "Programa Silvio Santos", do SBT, e transmissões esportivas na Rede Bandeirantes.
Simulação do Datafolha divulgada ontem revelou que 47% dos eleitores paulistanos (com intenção de voto firmada) digitaram incorretamente o número de seu candidato. Eles usaram um cartão semelhante ao teclado do computador.
O Datafolha entrevistou 1.731 pessoas na cidade de São Paulo. O índice de erros caiu para 37% quando o eleitor foi instado a dizer, espontaneamente, o número de seu candidato (sem o cartão).
O anúncio sobre a ampla divulgação foi feito ontem pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello. Ele descartou o risco de aumento no número de votos nulos e brancos nas 57 cidades onde o voto será eletrônico.
Divulgação
Segundo Marco Aurélio, a divulgação maciça despertará a curiosidade do eleitor sobre a forma de votar no novo sistema. "Acredito que, diante da curiosidade dos eleitores (com o sistema eletrônico), teremos o decréscimo no número de votos brancos e nulos."
Anteontem, os técnicos da Justiça Eleitoral já apresentaram o funcionamento da urna eletrônica no "Domingão do Faustão".
O presidente do TSE considerou positivo o fato de o sistema eletrônico impedir o voto de protesto em que o eleitor podia mandar "recados desaforados" na cédula impressa (tradicional). "Isso era até motivo de divertimento por parte dos mesários, mas acho que o cidadão deve exercer o direito de voto de forma consciente", afirmou.

Texto Anterior: PONTOS DE VISTA
Próximo Texto: Eleitor terá um minuto para votar em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.