São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
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Maluf vai deixar de entregar 2 terminais

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo não vai cumprir o cronograma previsto no projeto dos corredores e terminais de ônibus da cidade.
Dois dos oito terminais prometidos para este ano -Princesa Isabel (centro) e Cidade Tiradentes (zona sul)- terão as obras finalizadas apenas em 1997, segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos de Souza Toledo.
Ele afirmou ontem, durante inauguração do terminal João Dias, em Campo Limpo (zona sul), que as obras estão atrasadas por causa de dificuldades de aprovação dos projetos no Condephaat (órgão estadual responsável pelo patrimônio histórico).
"Tivemos de adequar os projetos arquitetônicos dos terminais às exigências do órgão", disse o secretário.
Outro motivo alegado pela prefeitura para a não conclusão do cronograma inicial foi ter encontrado problemas na instalação da rede elétrica.
"Tivemos de mudar a rede em alguns pontos, porque vamos colocar trólebus no sistema", disse o gerente de implantação dos corredores da São Paulo Transporte S/A, Gabriel Chauar, 47.
Projeto
Os duas obras que ficarão inacabadas no final da gestão Maluf fazem parte de um projeto que prevê a construção de 19 terminais e a construção e reforma de 19 corredores de ônibus na capital.
A idéia é otimizar a frota que circula na cidade, diminuindo o número de veículos nos corredores e aumentando a velocidade média.
Os ônibus que vêm da periferia deixam os usuários nos terminais. Sem pagar nova tarifa, eles podem pegar outro ônibus em direção ao centro ou outros bairros.
Por causa do elevado custo das obras, a prefeitura dividiu o projeto em três fases.
Nas duas primeiras, prometidas para este ano (a um custo de cerca de R$ 130 milhões), deveriam ser entregues oito terminais e seis corredores, que beneficiariam uma população estimada em 800 mil passageiros por dia.
A terceira fase, a um custo de cerca de R$ 274 milhões, ficará a cargo do próximo prefeito.
Linhas noturnas
O projeto de corredores de ônibus está ampliando o número de linhas que operam durante à noite e de madrugada na cidade.
Hoje, há 38 linhas noturnas em funcionamento na capital. Com o início da operação do terminal João Dias, o número sobe para 40.
Duas linhas novas vão funcionar das 23h às 4h: Valo Velho (6499/25) e Jardim Macedônia (746A/21), com 24 ônibus articulados e 14 ônibus-padrão.
"De acordo com a demanda que surgir, vamos adequar o número de veículos na rua", disse o gerente geral de planejamento da São Paulo Transporte S/A, Alberto Fasanaro.

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