São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Yoshikatsu Hayashi mostra imagens do zodíaco oriental

CEM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Diz a lenda que Buda, antes de morrer, convocou todos os animais para uma reunião. Apenas 12 apareceram. Como recompensa, eles passaram a representar os signos do zodíaco.
A exposição "Lendas do Zodíaco Oriental", que começa amanhã, mostra fotografias que o japonês Yoshikatsu Hayashi registrou em diversas regiões do Japão e da China baseado em lendas relacionadas a esses animais.
As 107 imagens de Hayashi pretendem resgatar um dos conceitos mais intrínsecos aos japoneses: a tradição.
O fotógrafo decidiu trazer seus trabalhos ao Brasil pela primeira vez quando soube que o país abrigava uma das maiores colônias de japoneses do mundo.
Hayashi temia que os descendentes pensassem apenas em um Japão futurista, com video games de última geração e grandes telões de alta-definição.
Suas fotos retratam o que há de mais tradicional. Os orientais acreditam nesse zodíaco, em que "o céu está dividido em 12 partes", há mais de 5.000 anos.
Imagens sagradas
A exposição não retrata apenas heranças culturais que a crença nos 12 animais difundiu.
Ao lado de representações de animais como o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o pássaro fênix, o cachorro e o javali estão fotos dos locais onde o culto a esses animais nasceu ou se tornou mais acentuado.
Assim, Hayashi fotografou desde imagens sagradas até suas representações populares. Se a lenda dizia que um animal nasceu em uma determinada cachoeira, o fotógrafo registrava imagens dessa queda-d'água.
As fotografias também pretendem evidenciar as características dos signos do zodíaco. Para recuperar o culto ao boi, Hayashi mostra espécie de "tourada" típica da região de Shikoku. As imagens tremidas de dois bois correndo um de encontro ao outro transmitem a clara sensação de energia, tipicamente associada ao signo.
O denso trabalho de pesquisa de Hayashi não ficou restrito aos animais do zodíaco. Também fazem parte da mostra representações de outros 12 seres sagrados na cultura oriental, tal como a virgem celestial, o duende, o kappa (criatura das águas) e kamado (o deus do forno a lenha).
"A história dos signos do zodíaco oriental é muito extensa. Mas espero que algumas das imagens fotografadas conforme minha concepção se fixem no coração das pessoas", diz o fotógrafo.

Exposição: Lendas do Zodíaco Oriental - Yoshikatsu Hayashi
Quando: hoje, às 19h. Terça a domingo, das 11h às 18h. Quinta, das 11h às 20h. Até 20 de outubro
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 251-5644)
Quanto: R$ 5 e R$ 3 (estudante)

Texto Anterior: Amati busca praticidade do instantâneo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.