São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda não abole defensivo

ESPECIAL PARA A FOLHA, DE PARIS

Para preservar a beleza dos produtos as fazendas não aboliram o uso de agrotóxico.
"Usamos o mínimo de agrotóxico possível, mas não podemos desprezá-los porque nossos produtos têm de ser atraentes", diz Guillemette Dupret.
Existe também a preocupação de oferecer opções variadas de consumo a públicos diferentes.
A fazenda Briarde (La Ferme Briarde), por exemplo, que desde 1980 reserva 14 ha dos seus 75 hectares ao consumidor, cultiva produtos tradicionais da alimentação francesa (ervilha, vagem e maçãs) e oferece ainda opções aos imigrantes, como o milho doce, para a população asiática.
Para poder financiar novas experiências, trocar informações sobre as colheitas, ter assistência de um técnico e diminuir os custos com embalagens, sementes e irrigação, cinco pequenos agricultores se reuniram em 1985 e fundaram o grupo Chapéu de Palha, do qual a fazenda do Viltain faz parte.
O grupo reúne 17 fazendeiros, na região parisiense e nas cidades de Chartres, Soissons, Reims, Metz, Tours, Bordeaux e Pau.

Texto Anterior: Prazer da colheita reúne as famílias
Próximo Texto: Isenção; Incremento; Ainda atrás; Consumo aquecido; CPR do boi; Antecipação; Incentivo à pesca; Paralisia; Subsídio; Agroindústria; Visita inglesa; Investimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.