São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunal chama 'exército' para trabalhar no dia 3 de outubro

Mais de 282 mil mesários foram convocados em todo o Estado

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo está mobilizando um "exército" para o trabalho obrigatório nas seções de votação no dia 3 de outubro.
Em todo o Estado serão 282.951 mesários, número que se aproxima da população do Amapá (288 mil pessoas). Somente na capital serão mais de 92 mil mesários.
O contingente fica ainda maior se forem somados os 37.449 membros que deverão trabalhar nas juntas apuradoras -são 57 pessoas em cada uma das 657 juntas no Estado.
Cada seção terá sete mesários nas cidades onde haverá votação eletrônica. Seções das cidades onde a votação será pelo método convencional terão seis mesários.
Os membros da mesa receptora que faltarem no dia da eleição sem justa causa apresentada ao juiz, em até 30 dias, receberão multa de uma a cem Ufirs (Unidades Fiscais de Referência).
"Estamos consumindo uma verba de R$ 15 milhões para o pleito deste ano", afirmou o desembargador Nelson Fonseca, presidente do TRE.
Segundo ele, o órgão fez contatos com bancos e empresas para que fornecessem listas de funcionários da área de informática para trabalhar no dia da eleição.
Cartilha
O treinamento do "exercito" está sendo feito por uma cartilha -que já foi enviada para os convocados pela Justiça Eleitoral e explica todo o procedimento na seção-, além de fitas de vídeo.
O transporte dos disquetes contendo os votos, mapas de votação e boletins de urna, na capital, será feito por 600 carros.
Cada um terá dois funcionários de Justiça Eleitoral, que serão acompanhados por um policial.
Os carros, disse Fonseca, serão responsáveis pela coleta do material nos 1.061 prédios onde haverá votação.
Serviço
O presidente do TRE inaugura hoje, às 14h, a Central de Informações ao Eleitor, com dados sobre os locais de votação no Estado.
O serviço funciona das 8h às 20h, inclusive sábado e domingo. No dia 3 de outubro, o atendimento será das 8h às 17h.
Nas eleições de 1994, o serviço recebeu 28.855 chamadas no primeiro turno e 8.833, no segundo.

Onde encontrar - Central de Informações ao Eleitor: (011) 277-1033

Texto Anterior: Contrato existe 'há tempos'
Próximo Texto: Saiba como votar na urna eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.