São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Jogo da Verdade' é superficial

MARILENE FELINTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

É assim que se faz em Hollywood: um elenco de estrelas, uma história de mulheres feita para mulheres (tão em voga) e está pronto um filme que, se não é bom, ao menos desperta curiosidade.
As estrelas são Kathleen Turner ("A Honra do Poderoso Prizzi", "Tudo por uma Esmeralda"), Whoopi Goldberg ("Ghost", "A Cor Púrpura") e Elizabeth Perkins ("Sobre Ontem à Noite...", "Quero Ser Grande").
Isso para não falar do astro de rock Jon Bon Jovi, que interpreta o homem ideal do filme.
O tema da história: o que acontece com (e como se aproximam umas das outras) mulheres que perderam seus homens.
Tudo gira em torno do drama de Rebecca (Elizabeth Perkins), cujo marido é atropelado e morto certa manhã, enquanto fazia cooper pelo bairro onde morava.
Superficialidade
O súbito desaparecimento do marido une as mulheres em volta de Rebecca: a melhor amiga que está se divorciando (Whoopi Goldberg), a ex-madrasta cuidadosa (Kathleen Turner) e a irmã mais nova e virgem (Gwyneth Paltrow, de "Seven").
Haveria conflito para todo tipo de personalidade, haveria interesse para todo tipo de situação de mulheres sem homens, não fosse a superficialidade com que a trama se desenrola.
O defeito está na construção das personagens, que não apresentam dimensão dramática, nenhuma mobilidade ou desenvoltura.
São tão ralas que sequer atingem o estereótipo que se poderia esperar delas: a viúva, a casada, a divorciada, a solteira e virgem.
A direção de David Anspaugh (de "Momentos Decisivos" e "Miami Vice") está mais para seriado de televisão, e não contribui em nada para salvar esse desperdício de estrelas.
Então o filme se perde entre discutir a condição da mulher nos seus relacionamentos com os homens e com outras mulheres e não fazer nada.
Ou melhor, entre uma coisa e a enumeração de bobagens simpáticas, como a lista dos atributos do homem perfeito: "humor, sabedoria, compaixão e lindas mãos".

Vídeo: O Jogo da Verdade
Produção: EUA, 105 min.
Direção: David Anspaugh
Elenco: Elizabeth Perkins, Kathleen Turner, Whoopi Goldberg
Lançamento: Top Tape Tel. (011) 826-3066

Texto Anterior: 'Nós que Nos Amávamos...' exuma esquerda italiana
Próximo Texto: "Sai de Baixo" é rito de imposição totalitária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.