São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lycos já oferece busca por imagens e sons

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

O Lycos (http://www.lycos. com), um dos principais serviços de busca de informações da Internet, está lançando uma nova modalidade capaz de encontrar imagens, sons e vídeos sobre determinado assunto na rede mundial de computadores.
Os serviços de busca da World Wide Web (parte multimídia da Internet) normalmente são capazes de buscar apenas páginas, combinando palavras-chaves digitadas pelo usuário com o conteúdo dessas páginas.
A novidade do Lycos, por sua vez, é capaz de encontrar arquivos de imagens, sons ou vídeos sobre determinado assunto independentemente do conteúdo da página onde ele se encontra, pois os resultados apontam diretamente para esses arquivos.
Isso elimina a necessidade de carregar toda a página, com eventuais outros arquivos que não satisfaçam ao critério de busca.
O "pulo do gato" do serviço é justamente essa capacidade de diferenciar os arquivos "não-desejados" dos que incluem o conteúdo procurado.
O serviço também dispensa a necessidade de o nome do arquivo incluir a palavra-chave escolhida pelo usuário.
Pelo sistema de "relevância de conteúdo" adotado pelo Lycos, o usuário acaba encontrando arquivos de assuntos associados.
Ao procurar, por exemplo, por "São Paulo", o usuário recebe, entre outros arquivos, um link para a foto armazenada na Universidade de Columbia (EUA) de um ipê-amarelo, tida como a árvore-símbolo do Brasil e bastante comum no Estado de São Paulo.
Todos os serviços oferecidos pelo Lycos são gratuitos. A receita do "site" vem toda de publicidade em suas páginas.
(PFSJ)

Texto Anterior: Decifre o internetês
Próximo Texto: Symantec lança 'pcAnywhere' 32 bits
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.