São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil assiste hoje a eclipse total da Lua

Fenômeno é o último antes de 2000

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil vai passar de quinta para sexta-feira no escuro. Pelo menos no que diz respeito à luz da Lua. Se as nuvens ajudarem, o país inteiro vai poder assistir ao último eclipse total da Lua antes do ano 2000.
Para os olhos do observador comum, o satélite começa a ficar escuro a partir das 22h12 (horário de Brasília). O meio do eclipse ocorre às 23h54. A Lua vai ficar totalmente na sombra terrestre por cerca de uma hora e dez minutos.
Segundo Irineu Varella, diretor do Planetário Municipal de São Paulo e da Escola Municipal de Astrofísica, a coloração da Lua quando ela estiver na sombra da Terra deverá ser alaranjada.
Por causa da refração (desvio) dos raios solares no espaço, mesmo durante a fase de "totalidade" do eclipse o satélite não fica totalmente obscurecido.
Alguma luz do Sol acaba chegando à região de sombra que a Terra projeta sobre a Lua.
O eclipse vai facilitar, para o leigo, a localização do planeta Saturno. Ele vai aparecer quase colado à Lua como uma estrela muito brilhante, de luminosidade estável.

Texto Anterior: Casal vai ocupar duas suítes
Próximo Texto: Jovem morto em Minas fazia pólvora em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.