São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zé Ketti revive poesia do morro carioca

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

"Acender as velas/já é profissão/quando não tem samba/tem desilusão."
Foi assim que o compositor carioca Zé Ketti construiu sua criação nos anos 40/50, a poesia lamentando as tristezas do morro, a música traduzindo as agruras da pobreza em pleno Carnaval.
Zé Ketti está fazendo 75 anos e comemora a data com o lançamento, pela Rioarte, de um disco comemorativo, em que ele interpreta sucessos com amigos, e com uma série de shows no Supremo Musical, de hoje até domingo.
Além dessa revisão que ele mesmo está fazendo de sua obra, o cantor e compositor Zé Renato também lançou uma homenagem ao sambista.
O disco "Natural do Rio de Janeiro", lançado pela Warner, reúne temas clássicos do sambista. "Diz Que Fui por Aí", "Máscara Negra" e mais dez canções receberam novos arranjos.
Zeca Pagodinho
O show que estréia hoje relembra o musical "Opinião", dos anos 60, com músicas da trilha sonora e passagens de sua carreira.
O disco tem como parceiros de Zé Ketti nomes nobres do gênero: Monarco, Elton Medeiros, Henrique Cazes e Zeca Pagodinho. No show de São Paulo, nem tanto.
No Supremo, Zé Ketti estará acompanhado das cantoras Dorina (vencedora do prêmio Sharp de 95 na categoria Revelação), Tânia Machado e Geisa Flores (filha do sambista).
Zé Ketti volta à cena tratando de sua temática habitual, a abordagem da malandragem carioca dos anos 40/50.
Solidão e desilusão amorosa vistas do prisma da pobreza, com arremedos ácidos e satíricos, principalmente em relação às mulheres. O morro é cenário constante e sua principal metáfora para coração partido era um barraco no chão.
O Carnaval é assunto bastante cultivado. Membro da Portela por muitos anos, Zé Ketti tocou com os mestres da escola de samba: Paulo da Portela, João da Gente e Alvaiade.

O quê: Zé Ketti 75 Anos de Samba
Onde: Supremo Musical (r. Oscar Freire, 1.000, tel. 852-0950)
Quando: de hoje até domingo, às 22h
Quanto: R$ 20

Texto Anterior: Artistas fazem prévia do "Antarctica"
Próximo Texto: Marisa canta aos caretas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.