São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemães fazem transplantes

JULIO ABRAMCZYK
REDATOR MÉDICO

Os médicos alemães que estão colaborando com a equipe médica russa, Axel Haverich e Throsten Wahlers, nos últimos anos vêm se dedicando a uma área muito mais crítica do que a das coronárias -o dos transplantes cardíacos.
A solução é adotada para as doenças do coração em que todos os demais tratamentos falharam. O dado é mais um dos aspectos inusitados que cercam a cirurgia, cuja divulgação já teve várias versões.
Após o governo divulgar até gripes, surgiram informações sobre o preparo de uma angioplastia das coronárias (desobstrução por cateter). Pouco tempo depois, em lugar dessa intervenção, informou-se que será realizada uma revascularização do miocárdio (pontes de safena e/ou de mamária). Esta operação há anos é rotina quando o paciente tem bom estado geral.
Mas, quando a cirurgia não pode ser realizada pelas condições gerais do paciente, são adotadas medidas intensivas para normalizar os parâmetros vitais -tratamentos de coagulação (para prevenir uma hemorragia), pulmões e rins.

Texto Anterior: Operações cardíacas
Próximo Texto: Lebed fala em motim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.