São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
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Melhores escolas de SP estão no interior

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas 2% das melhores escolas da rede estadual de São Paulo estão na capital. O resto está ou em municípios da Grande São Paulo -como Caieiras e São Bernardo do Campo- ou, mais acentuadamente, no interior do Estado.
O desempenho de alunos da 3ª série estadual, em provas de português, redação e matemática, são todos melhores no interior do Estado (leia quadro abaixo).
Na 7ª série, no entanto, a diferença interior-capital não é observada em relação ao desempenho dos alunos. Mas as cinco Delegacias de Ensino cujos alunos obtiveram melhor desempenho são todas no interior: Pindamonhangaba, 2ª de Campinas, Franca, Jaboticabal e Jales.
É um dos resultados mais surpreendentes da avaliação aplicada em abril passado.
Falta de escolas
A secretária de Estado da Educação, Rose Neubauer, afirma que as escolas do interior estão melhores porque, nos últimos dez anos, "não foram feitas construções escolares em número suficiente para oferecer um ensino de melhor qualidade" na cidade de São Paulo.
Assim, teria faltado espaço para implantar programas de melhoria do desempenho escolar, como os turnos de cinco horas por dia.
A reorganização das escolas -que redistribuiu alunos pelas unidades da rede estadual- tem, entre seus objetivos, a oferta de mais uma hora de aula para cerca de 2 milhões de alunos, afirma Neubauer.
Segundo ela, dois terços das construções escolares previstas até o final da gestão Mário Covas ocorrerão na Grande São Paulo.
Outro fator para o melhor desempenho dos alunos do interior é a relação da escola com a comunidade. "Quando você olha a relação das melhores escolas estaduais, vê muitas delas situadas em cidades muito pequenas: Tanabi, Boituva, Corumbataí, Miracatu."
"Isso caracteriza uma situação em que a comunidade está muito mais próxima da escola. Em São Paulo, o professor pode até morar próximo à escola, mas dificilmente ele será um membro da comunidade da escola como no interior. Não vai encontrar o pai do aluno em festas ou na igreja."
Diretores
O relatório aponta como fator que leva a bons resultados dos alunos o maior envolvimento do diretor com questões pedagógicas do que burocráticas.
O estudo conclui que a melhoria da qualidade de ensino será atingida com a ampliação da jornada do aluno, a introdução de coordenadores pedagógicos e o apoio, pelo governo, aos docentes, com capacitação, materiais e orientação.

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