São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que foi o movimento da intifada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A intifada, que a Liga Árabe diz ter recomeçado nesta semana, é o termo árabe para "levante". Serve para designar a revolta dos palestinos contra os israelenses nos anos 80 e início dos 90.
O movimento começou em 9 de dezembro de 1987, como protesto contra o atropelamento e morte, no dia anterior, de quatro árabes. Ele surgiu em oito campos de refugiados na faixa de Gaza e logo se espalhou por toda a região.
A principal característica foi o uso das pedras como arma de ataque pelos ativistas palestinos, a maioria jovens de 10 a 25 anos.
Segundo os palestinos, em seis anos de intifada 1.258 palestinos morreram devido à reação das tropas israelenses. Em 24 de setembro de 1993, menos de duas semanas depois da assinatura do primeiro acordo de paz, Iasser Arafat ordenou o fim da intifada.

Texto Anterior: Israelenses sofrem cerco
Próximo Texto: Crise deixa Netanyahu mais isolado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.