São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996 |
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Em comparação
NELSON DE SÁ
Em vez de Coca e Pepsi, de Ford e General Motors, Luiza Erundina e Celso Pitta, ou Erundina e José Serra. Esta última comparação foi ao ar ontem, em comercial novo dos tucanos, com o esperado argumento do voto útil. Esperado, mas nunca usado de forma tão crua. - Olha, vamos ser práticos... Se você votar na Erundina, você vai estar elegendo o Pitta. É logro, para dizer o menos. Não é certo que Erundina perca e menos ainda que Serra ganhe. Mas é a reta final, de golpes conhecidos. * Em contragolpe, Erundina não cansa de citar em comercial, ontem novamente, que a sua rejeição está diminuindo -e a de Pitta, aumentando. * A CNN tirou duas conclusões desta eleição. A primeira é a valorização dos feitos administrativos, em lugar das ideologias. - Candidatos que, indiferentes às ideologias, oferecem simplesmente obras. A esquerda, representada majoritariamente pelo PT, também atenuou seu discurso ideológico, para capitalizar o que considera um de seus trunfos: capacidade administrativa. A imagem usada foi dos comerciais de Erundina, com atenção à garantia de "experiência". A segunda conclusão, também sinal de conservadorismo, é a vontade de reeleger. - Outra novidade destas eleições: hoje os brasileiros preferem a continuidade à surpresa. Um fenômeno que, se agora serve ao malufismo, amanhã pode servir aos sonhos de FHC. Conclusão da CNN. Texto Anterior: Pitta e Maluf colocam sob suspeita imparcialidade de promotora eleitoral Próximo Texto: Erundina Índice |
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