São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cetesb anula 66% das multas contestadas

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

A informação foi divulgada ontem pela empresa, encarregada de apreciar os recursos contra a operação promovida pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente no mês de agosto, em dez municípios da Grande São Paulo.
A multa é de R$ 100, passando a R$ 200 na reincidência.
Até ontem, 40 mil infratores da restrição de circular já haviam sido notificados da autuação. Desse total, 1.091 (2,7%) recorreram.
Segundo a Cetesb, outras 130 mil autuações estão sendo processadas pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e ainda serão enviadas pelo correio aos infratores.
A soma dos números divulgados para autuações enviadas e em processamento aproxima-se do total de multas anunciado no final da operação.
Porém parte das autuações tem que ser cancelada -quando os dados anotados pelo fiscal não conferem com as características do carro no cadastro do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou quando o veículo foi multado mais de uma vez no dia.
A Cetesb não soube informar ontem a proporção de autuações que tiveram que ser canceladas. No primeiro lote processado, com 14.000 autuações, os cancelamentos representaram 20%.
Justificativas
Isoladamente, a principal alegação dos recursos é de que há divergência de dados -local e horário aparentemente errados, por exemplo. Esse tipo de recurso representa 32% do total.
Em seguida aparecem as emergências médicas, com 9%, e o transporte de deficientes com dificuldade de locomoção, com 6%.
Um quarto dos recursos já apreciados foi indeferido "por não apresentar justificativa cabível", segundo a empresa.
Outros 9% são de proprietários de veículos que ganharam liminar da Justiça. A empresa aguarda a decisão judicial final para se pronunciar sobre esses casos.
Como recorrer
O recurso contra a autuação do rodízio é gratuito. O interessado precisa encaminhar à Cetesb carta com nome e endereço, cópias do registro e do licenciamento do veículo, do RG e da notificação.
É preciso justificar o pedido de cancelamento da infração, de preferência com documentos. Não é preciso pagar a multa antes.
O recurso pode ser enviado pelo correio ou entregue pessoalmente na Cetesb (av. Professor Frederico Hermann Júnior, 345), de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Texto Anterior: Traficantes vendem droga em bombons
Próximo Texto: Eletropaulo estoca óleo cancerígeno em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.