São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TVs se adaptam ao horário de verão

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As principais redes de TV do país devem experimentar nesta semana uma "fase de transição" entre o fim da propaganda eleitoral gratuita do primeiro turno e o começo do horário de verão.
A Globo, preocupada com a queda na audiência do "Jornal Nacional", foi a primeira emissora a anunciar novidades.
Sob o pretexto de se adaptar ao horário de verão, que entra em vigor no próximo domingo, a Globo mexe em seus horários no dia 7. A mudança mais radical será no "Jornal Nacional", que passa a entrar no ar às 20h30.
O telejornal tradicionalmente começava às 20h. Com o horário eleitoral das 20h30, o "JN" está sendo transmitido a partir das 19h50. A audiência caiu de 45 pontos em média, no mês de julho, para 38 em agosto.
Como a propaganda eleitoral do primeiro turno acaba amanhã, programas da Globo, como o "JN", mudarão de horário três vezes em uma semana.
É que, de terça até sábado desta semana, a programação da Globo volta "ao normal", com o "JN" entrando no ar às 20h e a novela das oito, às 20h40.
A partir do dia 7, a novela das seis começará às 18h20, o jornal local terá início às 19h15 e a novela das sete, às 19h30. A novela das oito irá ao ar das 21h05 às 22h10.
Segundo turno
Novos ajustes deverão ocorrer no final de outubro, quando volta o horário eleitoral gratuito nas cidades onde houver segundo turno. A direção da Globo estuda um bloco extra do "JN" para ser exibido só nos lugares onde não houver segundo turno.
A Rede Globo diz que as mudanças devem durar apenas durante o horário de verão, até 16 de fevereiro. Teriam sido provocadas por uma pesquisa, na qual os telespectadores teriam sugerido que a programação fosse "atrasada" durante o horário de verão (que adianta os relógios em uma hora).
Concorrência
Por causa das mudanças da Globo, SBT, Manchete, Record e Bandeirantes também resolveram se mexer.
A exemplo da Globo, as concorrentes terão novos horários a partir de terça (por causa do fim do horário eleitoral) e poderão mudar suas programações a partir do dia 7. A principal preocupação dessas emissoras é não "queimar" suas atrações, exibindo-as nos mesmos horários do "JN" e de "O Rei do Gado".

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Manchete muda nesta terça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.