São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC pede a prefeitos fim de divergências

Presidente encerra folga e volta a Brasília

WILLIAM FRANÇA
ENVIADO ESPECIAL A FERNANDO DE NORONHA

O presidente Fernando Henrique Cardoso deixou ontem a ilha de Fernando de Noronha, após sete dias de descanso, pedindo convergência nas ações dos novos prefeitos. "Vivemos um momento no Brasil que não é de antagonismos, é de convergência."
Levemente bronzeado, usando óculos escuros e roupa esporte, FHC pediu que os novos prefeitos desempenhem bem suas tarefas, "pois o povo votou neles com muita confiança".
Num balanço da viagem, FHC disse que conseguiu "realmente descansar". "Agora, mangas arregaçadas", disse o presidente, anunciando que ontem mesmo voltaria a despachar no Palácio do Planalto -até o fechamento desta edição, ainda ele estava no Palácio da Alvorada.
FHC afirmou que não aproveitou o descanso para recarregar energias para enfrentar o Congresso. "Eu sou tranquilo e agora vou estar mais tranquilo, ainda". Na sua opinião, "o Congresso não precisa ser enfrentado. É simplesmente uma questão de conversa. O Congresso sabe qual o sentimento do Brasil. Vamos bem", afirmou.
Sobre Fernando de Noronha, foi todo elogios: "Aqui há uma riqueza ecológica fantástica, um povo ilhéu muito simpático". Quando foi se despedir de alguns moradores, disse que retornaria à ilha brevemente. No aeroporto, foi aplaudido pelos ilhéus.
Os marinheiros suecos, que ficaram ancorados durante um dia e meio e quase foram expulsos pela segurança de FHC, deixaram um rastro de destruição. O Ibama flagrou vários levando ao navio pedaços de coral, que levam até 20 anos para se formar.
Pelas regras de turismo da ilha, é proibido levar qualquer lembrança retirada da natureza.

Texto Anterior: Os novos deputados
Próximo Texto: Turista brinca no plenário do Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.