São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança nunca apanha dos pais

FABRIZIO RIGOUT
DA REDAÇÃO

A criança nambiquara tem um grande privilégio: nunca apanha dos pais.
Os adultos perdoam seus filhos quando eles aprontam, pois são considerados "apenas crianças". Só aos grandes são dadas responsabilidades.
A brincadeira preferida dos nambiquarinha é imitar gente grande, principalmente os pais. Eles também nadam no rio e brincam com pequenos animais do mato, como macaquinhos e quatis.
O funcionário da Funai Ariovaldo J. Santos, que viveu 12 anos com os índios, conta que as crianças aprendem na escola muitas brincadeiras da cidade.
"O jogo de futebol virou passatempo em várias aldeias. Quando vão à escola, fora da aldeia, as crianças nambiquara brincam de cantiga de roda e pique. Elas gostam de toda brincadeira que tenha música ou canto", diz.
Na escola, os nambiquara aprendem a ler e escrever sua língua e também o português. É na sala de aula que as crianças da aldeia ficam conhecendo como vivem os outros brasileiros.
(FR)

Texto Anterior: Nambiquara fazem venenos de raiz
Próximo Texto: Menino cria animais assustadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.