São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta leve evita estresse duplo

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma boa alimentação ajuda a manter o equilíbrio do corpo e da mente na hora da prova.
No período do vestibular, os estudantes devem fazer três refeições, com alimentos de fácil digestão e sem excessos.
Carnes gordurosas, como a de porco, pratos preparados com muito óleo e alimentos perecíveis não são recomendáveis. "Esses alimentos pesam no estômago e deixam a pessoa sem vitalidade", diz Ana Maria.
O calor nessa época do ano também pode causar desidratação, que faz com que o candidato sinta moleza, fadiga, tontura e transpire muito.
Por isso, é importante sempre repor líquidos, bebendo água ou suco de frutas durante todo o dia. O candidato deve levar líquidos -e petiscos- para a prova.
Evite
Outra recomendação é não tomar tranquilizantes para estudar ou fazer a prova. Eles baixam a ansiedade, mas diminuem a capacidade de memorização.
Substâncias como a cafeína -contida em algumas bebidas como café e alguns refrigerantes-, medicamentos para emagrecer e drogas como a cocaína são psicoestimulantes e aumentam a ansiedade. Por isso, também devem ser evitadas.

Texto Anterior: Estudante controla depressão com terapia
Próximo Texto: Atividade cultural combate doenças; Fumar faz aparecerem cabelos brancos; Vacinação na infância é a melhor prevenção; Programa previne câncer em Ribeirão; Tratamento da pressão ajuda idosos diabéticos; Estímulo elétrico pode ajudar na dor crônica; Problemas da coluna começam na infância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.