São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

BC destruiu 1 bi de notas em 96

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O Banco Central destruiu em 1996 cerca de 993 milhões de cédulas rasuradas ou rasgadas. A nota de dez reais foi a campeã de destruição, sendo responsável por 38% das notas inutilizadas.
"A nota de dez é a grande chave da questão de troca. Nos caixas 24 horas, só se vê nota de dez e de 50", diz José dos Santos Barbosa, chefe-adjunto do departamento do Meio Circulante do BC.
Barbosa estima que a destruição de quase 1 bilhão de cédulas custe R$ 55 milhões. Para diminuir o prejuízo, o BC está fazendo uma campanha, pedindo à população para "cuidar bem" do dinheiro.
O que diz a lei A lei que criou o cruzeiro real, em 27 de agosto de 1993, estabeleceu que uma nota rasurada é uma nota sem valor, "valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário".
Escrever ou desenhar numa nota constitui crime, previsto no Código Penal, artigo 163, que fala sobre "destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia". Pena: detenção de um a seis meses ou multa.
(MSy)

Texto Anterior: Assinar indica crise de identidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.