São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programe a sala para o som e áudio

'Home theater'

DA REPORTAGEM LOCAL

O "home theater", um dos mais recentes objetos de desejo do consumidor brasileiro, está invadindo as casas brasileiras. Fornece som e áudio com qualidade que pode se igualar a de cinemas e discotecas.
Além disso, também se torna uma parte importante na decoração da casa. E é aí que é preciso tomar alguns cuidados para adequar bem a aparelhagem à casa e usufruir o que ela pode fornecer de melhor (veja quadro abaixo).
Não convém, por exemplo, que o espectador de uma televisão de 33 polegadas tenha de torcer o pescoço para achar o melhor ângulo de visão no sofá.
Os gastos com "home theater" pedem mesmo cuidados. A aparelhagem custa a partir de aproximadamente R$ 5.000 e pode chegar muito além disso. Depende do requinte tecnológico que o comprador queira dar à sua diversão.
"O preço de um 'home theater' pode chegar a R$ 150 mil", diz Fernanda Duarte, 27, dona da loja Raul Duarte Áudio e Vídeo. "Praticamente, não há limite de preço."
Cuidados
A montagem da sala do "home theater" precisa de alguns cuidados como decoração, iluminação e localização na casa.
Com som potente, o uso do aparelho pode atrapalhar os outros moradores. Esse problema pode ser evitado com um bom isolamento acústico do ambiente.
Segundo o arquiteto especializado em acústica Milton Vilhena, 45, as edificações normalmente são construídas sem um isolamento adequado entre os cômodos.
Para evitar o "vazamento" do som, podem ser tomadas algumas medidas como uso de material elástico nas portas para evitar frestas, uso de vidro duplo ou de vidro mais espesso nas janelas. As paredes e forros também podem receber material isolante.
Também podem existir problemas com o som na sala, como reverberação (prolongamento do som quando ele deveria ter cessado). Eles são mais comuns em salas com mais de 30 m².
A reverberação pode ser evitada com condições adequadas de absorção do som. Tapetes, carpetes e estofados, por exemplo, se prestam bem à essa função.
Já no caso da iluminação, o arquiteto e designer Eduardo Salata Orsi, 40, aconselha o uso do dimer (aparelho que controla a intensidade da luz). Segundo ele, programando bem a luz, a pintura do cômodo "fica ao gosto do freguês".
Usar uma cortina que bloqueie bem a luminosidade também é um item importante.
Para Orsi, o ponto principal na decoração de uma sala de "home theater" é o conforto. "Tem que desfrutar o prazer do local."
A sala não precisa necessariamente ter um estilo moderno. Segundo ele, "dá para trabalhar vários estilos de decoração."
Reservar uma sala só para o "home theater" também é uma prática recomendável. "Se for um ambiente misturado, pode confundir atividades e piorar o conforto."

Texto Anterior: 'Não troco essa cobertura por nada'
Próximo Texto: Equipamento simula ação real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.