São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Frio pega brasileiros de 'calças curtas'

BETINA BERNARDES

BETINA BERNARDES; LUCIA MARTINS
DE PARIS

Massa polar que veio da Sibéria faz temperaturas na Europa estarem entre as mais baixas em 30 anos

LUCIA MARTINS
A massa de ar polar vinda da Sibéria que atinge a França e o Reino Unido pegou de surpresa os turistas brasileiros em visita à região.
Casaco, luva, gorro e cachecol não são suficientes para barrar as baixas temperaturas, que chegaram a -11,2°C no primeiro dia do ano em Paris e a -10°C em Londres. O inverno é considerado um dos mais frios da Europa dos últimos 30 anos.
Os brasileiros que têm viagem programada à Europa pelos próximos dias devem se preparar para a "moda cebola": inevitável colocar várias camadas de blusas de malha, lã, casaco e calças.
"Me sinto brega no meio das pessoas. Aqui, todo mundo usa roupas combinando, e eu com esse cachecol colorido e gorro preto, tudo improvisado", lamenta a estudante de direito Vanessa Ginani, em visita a Londres.
Proteger a cabeça e as orelhas é essencial. Um gorro de lã custa em média R$ 15 em Paris e Londres, assim como um par de luvas do mesmo material. As de couro custam em média R$ 50.
Para os pés, o mais indicado são botas e meias de lã, para enfrentar a nevasca. Locais fechados, como lojas, cafés, restaurantes, pubs, hotéis e cinemas, têm aquecimento e são uma opção para "descongelar" durante passeios a pé.
"Quando bate o frio mortal, e o nariz e o queixo congelam, a gente entra numa lojinha e espera o sangue esquentar um pouco", diz o paulistano Nuno Venancio, 23, enquanto reclama do vento próximo ao rio Sena, em Paris.
Na capital francesa, as temperaturas negativas devem prosseguir até quarta-feira, segundo a Meteo Consult. A partir de quinta, elas devem ficar em torno de 3°C e chegar até 7°C no fim-de-semana.
Os britânicos vivem o inverno mais frio desde 82. Foram cancelados 12 dos 32 jogos de futebol por causa do mau tempo.

LEIA MAIS sobre a onda de frio na Europa na pág. seguinte

Próximo Texto: Para turista, pior é a camada de roupas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.