São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thai, a comida baiana da Ásia

RITA LOBO

Aprenda a fazer um típico prato tailandês adaptado ao paladar brasileiro
Toda picante, cheia de coentro, leite de coco e camarão, a comida thai é prima da nossa comida baiana. Por isso, não é assim tão estranha ao nosso paladar.
Devagarinho, os restaurantes com ares de Tailândia estão começando a surgir por aqui. Depois de ouvir várias pessoas elogiando a comida, a decoração e até o ponto, fui conhecer o tal Danang. E não é que é bom mesmo? É claro que tudo influi: o humor, a companhia, mas, mesmo assim, pode-se dizer que o restaurante é realmente bom. Só o preço é um pouco salgadinho, sabe?
Quanto à comida, o "chef" Edo acertou a mão. Brasileiro, filho de japoneses, trabalhou em cozinhas londrinas, nova-iorquinas, até que foi para a Tailândia. Ficou apaixonado pela Bahia da Ásia, o povo alegre e estimulante e a comida cheia de personalidade que mexe com os sentidos. Só depois de um ano, voltou para o Brasil.
O resultado disso tudo foi conseguir fazer uma cozinha essencialmente thai, porém adaptada ao paladar brasileiro. Leia-se: menos pimenta. A receita do satay gai, espetinho de frango, é um bom exemplo.

Satay Gai
- Para o molho
Ingredientes
1 pote de Amendocrem
A mesma medida de amendoim torrado, salgado e sem pele
A mesma medida de molho de peixe mampla (fácil de comprar na Liberdade)
3 talos de capim-santo, bem picado
3 a 5 pimentas-malagueta frescas
1 colher (café) de canela em pó
1/2 colher (café) de cravo em pó
1 colher (sopa) de gengibre picado
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e bata até formar uma pasta grossa e homogênea. Essa pasta dura seis meses na geladeira e serve de molho para carnes, aves, peixes e também como "dip sauce" para verduras e legumes.

- Para o espetinho
Ingredientes
150 g de peito de frango
1/2 xícara de leite de coco
1 colher (sobremesa) rasa de curry em pó
1 colher (sobremesa) rasa de molho de peixe
Modo de fazer
Corte o frango em cubinhos e distribua em três espetos de bambu. Misture os outros ingredientes e deixe o frango marinando por 12 horas.
Numa frigedeira antiaderente bem quente coloque os espetinhos com um fio de óleo de girassol. Depois de dourados, abafe (com a tampa) o frango por alguns segundos para cozinhar no próprio vapor. Sirva com o molho à parte.

Texto Anterior: Segurando sua saúde
Próximo Texto: Bobeou, queimou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.