São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
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Ferrari F40 está em revenda de São Paulo

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A única Ferrari F40 existente na América do Sul está numa vitrine na avenida Europa (zona oeste de São Paulo), exposta como se estivesse embrulhada para presente.
O puro-sangue italiano de 478 cavalos de potência, na verdade um carro de corrida para andar na rua, está no Brasil desde 1990 e tem muitas histórias para contar.
É o mesmo exemplar que acomodou o então presidente Fernando Collor num rápido passeio realizado, em Brasília (DF), a convite da Fiat, naquele mesmo ano.
Foi na gestão de Collor (1990-1993) que a Fiat ajudou a negociar uma diminuição de alíquotas de impostos para automóveis com motores de 1.000 cc, dando início ao chamado carro "popular", de preço mais acessível.
O Uno Mille, que se enquadrava perfeitamente nesse benefício, teve vendagem recorde nos anos subsequentes, jogando a montadora de quarto para segundo lugar no ranking das marcas nacionais.
O passeio presidencial na Ferrari se tornou uma espécie de símbolo de "gratidão" oferecida pela Fiat.
A F40 tinha sido comprada pela montadora de Betim (MG) para destacar seu estande no Salão do Automóvel de 90. Depois disso, ficou parada em Betim até aparecer numa loja em São Paulo.
150 no mundo
Apenas 150 pessoas no mundo tem o privilégio de ter uma F40, lançada em 87 para comemorar os 40 anos de existência da Ferrari.
Devido à sua limitada produção, os especuladores de Nova York (EUA) chegaram a cotar o modelo em US$ 1,5 milhão, entre 89 e 90.
Hoje, uma F40 pode custar US$ 350 mil. O exemplar exposto na avenida Europa não está à venda.
Seu dono brasileiro, que prefere ficar anônimo, gastou R$ 5.000 no licenciamento. Neste mês, deve gastar cerca de R$ 8.000 para pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Onde encontrar - Via Europa: av. Europa, 110, Jardins, tel. (011) 3061-3300

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