São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Praieiros elegem picape para o verão

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos viajantes dão folga a seus carros habituais e usam outro veículo para ir ao litoral ou ao sítio nos feriados e finais de semana.
Há quem prefira o conforto de um sedã de luxo, mas a maioria dos motoristas de "vida dupla" prefere viajar com utilitários.
O motivo é simples: esse tipo de veículo carrega mais peso, além de suportar melhor as exigências das estradas e da terra.
A picape Chevrolet S10 é um dos veículos preferidos.
O empresário Luis Gildin, 26, disse que não quer mais seu Fiat Tipo 1.6 rodando nas estradas de terra do litoral norte de São Paulo. "O Tipo não estava aguentando o tranco e comprei uma S10."
Mais bagagem
Outro visitante assíduo do litoral norte, que tem a picape média da Chevrolet, é o comerciante Eliezer Rapaport, 31.
"Comprei o modelo com cabine estendida para levar mais bagagem." Na cidade, ele usa um Corsa ou um Tipo. "A S10 também é boa no dia-a-dia, dá sensação de segurança."
O comerciante também tem um Peugeot 405 para viajar.
A S10 também foi o carro escolhido pelo estudante Sidnei Castro para levá-lo às praias do litoral norte nas férias.
"Comprei para rodar na terra." Em São Paulo, o estudante dirige um Volkswagen Logus.
Os utilitários esportivos -os chamados "jipões"- também agradam quem vai à praia.
A marchand Lena Sintra, 31, comprou um Golf GLX para acelerar nas ruas de São Paulo. Mas foi o Ford Explorer 92 que ficou reservado para viajar ao seu haras em Avaré (a 268 km de São Paulo) e ao litoral norte de São Paulo, onde está construindo uma casa.
"É bom na terra e confortável na estrada." O problema do veículo na cidade, segundo ela, é o tamanho e o alto consumo. "Só uso o Explorer na cidade para carregar quadros da minha galeria."
Na contramão
Entre os motoristas de "vida dupla", alguns escolheram o caminho inverso: optaram por um carro de luxo só para as viagens.
Os apresentadores Leila Cordeiro e Eliakim Araújo usam o "jipão" Chrysler Cherokee para o dia-a-dia e deixam o BMW 325i para os passeios de fim-de-semana.
"O BMW é mais confortável, e o Cherokee é ótimo para as ruas de São Paulo, principalmente agora, com as enchentes", diz Eliakim.
O empresário Ivo Marcelo Quinino, 28, também comprou um BMW 325i para viajar.
Ele disse que a intenção era dirigir com prazer pela rodovia Presidente Dutra, nas constantes idas ao Rio quando ainda namorava sua atual mulher.
O empresário afirma que o BMW resolveu seu problema na estrada, mas se viu obrigado a comprar outro carro, menor, para andar pelas ruas de São Paulo, para tentar passar despercebido.
"O BMW é muito visado pelos ladrões, então comprei um Tipo 1.6 que uso, discretamente, para trabalhar."

Texto Anterior: Exceções usam carro de luxo
Próximo Texto: Novos modelos começam a chegar às lojas neste mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.