São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
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Pesquisa aponta potencial do mercado

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa do Conselho Mundial do Ouro com mil pessoas -realizada no primeiro semestre de 1996- revelou que 94% dos entrevistados tinham intenção de comprar jóias no prazo de 12 meses.
O levantamento foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os resultados mostram, de acordo com o órgão, que o mercado brasileiro apresenta grande potencial de crescimento.
Segundo Carmen Okubo, consultora do conselho, o consumidor entre 16 e 34 anos é quem mais está comprando jóias no país. As pessoas acima dessa idade, no entanto, são as que gastam mais.
O consumo "per capita" de ouro -entre as pessoas que adquiram jóias de ouro no Brasil- é de 0,4 grama, um dos mais baixos entre os 25 países onde o conselho atua.
O mercado brasileiro de consumidores de jóias de ouro se compara, no entanto, aos da França e da Arábia Saudita.
Apenas 16% da população adulta brasileira (estimada em 105,8 milhões de pessoas) comprou jóias de ouro, prata, platina ou bijuterias no ano passado. Desse total, 8,5 milhões de pessoas compraram jóias de ouro, o que representa um quarto do mercado dos EUA.
Apesar do crescimento nas vendas de jóias registrado após o Real, a intenção de compra do brasileiro ficou em 18º lugar na pesquisa, que foi realizada ao mesmo tempo em 20 países. O país ficou acima apenas da Alemanha e do Japão.
Os anéis de ouro, incluindo as alianças, constituem a categoria mais popular de jóia de ouro no Brasil, segundo a pesquisa.
(DFe)

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